Vereador Delegado Damasceno entrega votos de congratulações ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília

O vereador Delegado Wilson Alves Damasceno (PL) entregou certificado com votos de congratulações ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília pelos relevantes serviços prestados à população. 

“Minha mãe me ensinou desde muito cedo o quão prejudicial é o vício do cigarro e vi familiares meus sofrerem com doenças nos pulmões. Por tudo isso sei o quanto é importante o trabalho da Santa Casa de Marília neste sentido, ajudando milhares de pessoas a parar de fumar”, destacou o vereador Delegado Damasceno.

Em janeiro de 2026 o Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília completa 20 anos de existência. Mais de 25 mil atendimentos já foram realizados pelo serviço que atende pacientes de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

Em nome da equipe multiprofissional que atua no ambulatório a coordenadora do serviço, Silvia Ferraz, lembrou da criação do mesmo. “O nosso ambulatório é o segundo melhor do Estado de São Paulo, com índice de 64% de pacientes que param de fumar em definitivo. Agradecemos o vereador Delegado Damasceno e a Câmara Municipal por este reconhecimento”. 

Além da enfermeira Silvia Ferraz, compõem a equipe do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília a assistente social Clotilde Carvalho de Souza, a auxiliar administrativa Solange Aparecida Gomes Aguiar, o psicólogo Marcos Aurélio Alves Filho e a médica Edilaine de Oliveira Miguel.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, elogiou os colaboradores do hospital. “Aqui trabalhamos com o coração. Esta equipe não tem obrigação de fazer este trabalho no ambulatório, que acaba sendo voluntário. Todos estão de parabéns por este trabalho. Graças a Deus nunca fumei, mas sei o quanto é difícil parar de fumar e esta ação pode melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas”.

Abordagem individual, consulta médica, fornecimento de medicamento antidepressivo e ansiolítico (Bupropiona) e de adesivos de nicotina para evitar as crises de abstinência em um primeiro momento, além de terapias em grupo, são ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional da unidade para ajudar as pessoas a parar de fumar. 

Vale lembrar que os interessados em participar do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília devem procurar as unidades da rede básica de saúde para obterem o encaminhamento. 

Compartilhar matéria no
Vereador Delegado Damasceno entrega votos de congratulações ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília, que já realizou 25.000 atendimentos