
Reunião da Facesp, em São Paulo, abordou a importância do Turismo para a economia local, envolvendo as associações comerciais
O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, participou na segunda-feira, dia 27, na capital paulista, de reunião da diretoria da federação, quando o assunto central foi quanto ao turismo, com a participação do Dr. Virgílio Carvalho, atual diretor da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que ressaltou a importância do segmento para o comércio em geral. “Sempre defendi que o turismo é um excelente segmento que é pouco explorado pelos comerciantes, do ponto de vista de atração e movimentação do comércio em geral”, disse o dirigente responsável por 19 associações comerciais na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. “As associações comerciais devem olhar com mais carinho para o turismo e criar alternativas de participação”, defendeu o dirigente após participar da reunião da federação paulista das associações comerciais.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge explica que a Facesp assinou recentemente um termo de cooperação com a bbw International – instituição alemã sem fins lucrativos, vinculada às associações empresariais da Baviera – para engajar o sistema associativista no desenvolvimento do turismo sustentável. “Será iniciado um trabalho em conjunto voltado a cidades com potencial turístico no estado”, disse o vice-presidente da Facesp da Região Administrativa de número 15. Pelo acordo, os destinos participantes contarão com consultoria especializada, com ênfase na construção de governança compartilhada, no desenvolvimento de instrumentos de gestão e no intercâmbio de boas práticas entre municípios e empreendedores locais. “A abordagem da consultoria identifica o perfil turístico de cada cidade e mapeia potencialidades culturais, sociais e geográficas para orientar ações e investimentos”, falou Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “O ambiente empresarial é determinante para o sucesso do projeto. Um destino só é realmente sustentável se a gestão também for”, ressaltou Andreas Dohle, consultor de longo prazo da bbw International, ao apresentar detalhes da parceria.
O programa conta também com a parceria da Fundação holandesa Green Destinations, que apoia, certifica e promove destinos e empreendimentos turísticos. A abordagem da fundação prioriza as necessidades e aspirações da comunidade local – e não apenas o visitante – como eixo central do desenvolvimento. O superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, destacou que o diferencial da iniciativa está na visão ampla de sustentabilidade. “Vamos trabalhar não apenas o aspecto ambiental, mas também o social e o econômico, sempre com foco no desenvolvimento local”, disse.
Fizeram parte da pauta da reunião realizada na sede da Facesp em São Paulo detalhes sobre o Plano Orçamentário 2026, que vem sendo discutidos em seguidos encontros, bem como um resumo sobre a 1ª Convenção Estadual do PFFor, com Osmar Vicentin, que aconteceu ainda neste mês na cidade de Águas de Lindóia, reunindo a maioria das associações comerciais paulista. “Ainda tivemos tempo de falar sobre o Espaço CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) no 6º Encontro Liberdade para Empreender”, disse o atual presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, que está como vice-presidente da Facesp, em seu primeiro mandato. “As reuniões ultimamente estão com pautas intensas em virtude o excelente trabalho que a atual diretoria da Facesp vem desenvolvendo”, elogiou ao preparar detalhes a serem repassados às demais associações comerciais em futuro encontro regional que acontecerá nas próximas semanas.
