
Uma residência no bairro Fragata, em Marília, foi interditada pela Defesa Civil após apresentar risco de desabamento. O problema ocorreu devido a um comprometimento estrutural no imóvel, identificado depois que o solo sob a casa cedeu parcialmente. A situação mobilizou equipes da RIC Ambiental, que constataram um vazamento subterrâneo na rede de água e deram início imediato às medidas de suporte à família.
Desde então, a concessionária vem prestando toda a assistência necessária aos moradores, com hospedagem em hotel, alimentação, água e serviços de lavanderia. Caso a recuperação dos danos na residência e na rede de água demande mais tempo, será oferecida a locação de um imóvel para abrigar a família até a conclusão dos reparos.
O vazamento subterrâneo, não visível sob o asfalto, causou infiltração e percolação de água sob os alicerces da residência, descompactando o aterro e comprometendo parte da estrutura da casa. O planejamento para os reparos na tubulação, alicerces e na estrutura do imóvel já está em andamento, e a concessionária mantém esforços contínuos para garantir todo o suporte necessário até a completa resolução da ocorrência.
O episódio é um exemplo do que a deterioração das redes de distribuição pode causar. Desde o início de sua operação, a RIC Ambiental vem executando um amplo diagnóstico e um programa de modernização das redes de água e esgoto, para mitigar problemas do passivo herdado da gestão anterior do serviço. Com planejamento de substituição gradativa das tubulações antigas, a concessionária reduzirá os riscos e evitará que situações semelhantes voltem a ocorrer.

 
 
																 
																