
Em Marília, com mais de 10 mil trabalhadores, a categoria dos comerciários — profissão reconhecida pela Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013 — comemora seu dia nesta quinta-feira, 30 de outubro. Os trabalhadores do comércio são representados pelo Sindicato dos Comerciários de Marília, que completa 90 anos de atuação em defesa da categoria.
“Nosso trabalho, ao longo de todos esses anos, é garantir que os comerciários sejam ouvidos e lutar por melhores condições de trabalho e salários. Hoje somos uma profissão reconhecida e podemos afirmar que a riqueza do Brasil passa pelas mãos desses trabalhadores”, destacou Mário Herrera, presidente do Sindicato.
Herrera também comentou sobre os direitos garantidos no “Dia dos Comerciários”. “Todo comerciário tem direito a uma remuneração especial pelo seu dia. Aqueles com mais de 91 dias de trabalho na mesma empresa têm direito a receber o equivalente a um dia a mais de trabalho, e os que possuem mais de 181 dias, dois dias. Esse valor pode ser pago em dinheiro ou convertido em folga, mediante acordo entre empresa e empregados”, explicou.
Segundo o sindicalista, a principal luta da categoria no momento é pela redução da jornada de trabalho. “Precisamos diminuir a carga horária dos comerciários e, ao mesmo tempo, garantir direitos. Não é aumentando o tempo de trabalho que se aumentam as vendas. Essa é nossa luta atual, junto com a busca por melhores salários”, afirmou.
Herrera destacou ainda os avanços da Convenção Coletiva da categoria. “Temos diversos direitos assegurados em nossa Convenção, que é uma das melhores do Estado. Acabamos de conquistar um reajuste de 6%, com aumento real de 1%. Também garantimos remuneração pelo trabalho em feriados, direito do comissionista, quebra de caixa e dezenas de outros benefícios. Tudo isso é resultado de união e luta.”
“O comerciário de Marília conta com vários serviços disponíveis em nossa sede: departamento jurídico, lazer, homologações, habitação, entre outros”, ressaltou o presidente, ao falar sobre a estrutura da entidade.
O sindicalista também lembrou das realizações do Sindicato. “Já construímos e entregamos mais de 7.500 casas. Distribuímos material escolar há cerca de 40 anos e entregamos o prêmio maternidade às famílias comerciárias. Em parceria com a Fecomerciários, mantemos um Centro de Lazer em Praia Grande e outro em Avaré. Tudo isso em benefício da família comerciária”, afirmou.
Para finalizar, Herrera deixou uma mensagem à categoria: “Nessa data especial, gostaria de parabenizar todos os trabalhadores comerciários. Nossa luta é constante, e vamos continuar unidos em busca de preservar e garantir direitos. Parabéns, comerciários”, concluiu.

 
 
																 
																