Parque indoor na Austrália terá pistas de descida graduadas, além de área para recreação com neve fofa produzida diariamente

Startup está agora prosseguindo com uma rodada de capital aberta para concretizar sua primeira unidade (Imagem: Snowtunnel Park/Divulgação)
O primeiro Snowtunnel Park indoor do mundo está prestes a ser inaugurado na Austrália. A principal atração é um túnel giratório de 12,5 metros de altura (o equivalente a um prédio de 4 andares) e 16 metros de comprimento, revestido com neve em pó natural, feita de água e ar, criando uma “montanha infinita” transitável.
“Crescendo na Austrália, todos sabemos como cada temporada de neve pode ser inconsistente. Queremos que todos experimentem a emoção da aventura alpina, levando a neve para os aventureiros que vivem nas capitais com o primeiro Snowtunnel Park do mundo”, afirmam Chris Northwood, Diretor Geral, e Dan Portelli, Diretor de Operações.
Ao redor do Snowtunnel, haverá pistas de descida graduadas, além de uma área de recreação para atividades com neve fofa e branca produzida diariamente. No lounge, os visitantes terão um menu com comidas e bebidas alpinas icônicas enquanto apreciam a vista ao lado de uma lareira.

É para todo mundo
Desde os iniciantes na neve e famílias que querem aprender a esquiar ou praticar snowboard, até os praticantes de longa data que buscam aprimorar suas habilidades em descidas, haverá um programa de progressão dedicado, do nível iniciante ao especialista, guiado por uma equipe de instrutores profissionais de esqui e snowboard.
“O que os waveparks fizeram pelo surfe, o Snowtunnel fará pelos esportes de neve. Escalada, paraquedismo e até golfe têm mostrado crescente interesse de novos públicos ávidos por novas aventuras e experiências possibilitadas pela tecnologia de ponta, em um ambiente conveniente e de alta qualidade consistente”, disse o CEO Scott Kessler.
Segundo a startup por trás do projeto, cerca de 95% das pessoas nunca praticaram esportes na neve. Além disso, metade dos países do mundo não possui estações de esqui. E nas nações onde há neve, a temporada é curta – de 3 a 5 meses por ano, em média.

Vida real
Após concluir com sucesso as rodadas de investimento anteriores que possibilitaram a entrega de um Snowtunnel em escala real, com 10 metros de diâmetro, como prova de conceito, a Snowtunnel Parks está agora prosseguindo com uma rodada de capital aberta para concretizar sua primeira unidade até 2027. As cidades já selecionadas para receber o parque são Melbourne, Sydney e Brisbane.
Prevê-se que cada local custe entre 20 e 25 milhões de dólares australianos (R$ 70 milhões a R$ 87 milhões), incluindo a construção completa do espaço.
Isso, segundo a empresa, representa menos da metade do custo da maioria dos parques de surfe e apenas uma fração do capital normalmente necessário para grandes empreendimentos de pistas de neve indoor, que exigem muito terreno e construção, em todo o mundo.

Os fundadores investiram em tecnologia de ponta para produção de neve e design de parques indoor por meio de parcerias com as líderes globais TechnoAlpin e WSP. A italiana TechnoAlpin, aliás, fará sua estreia nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Milano Cortina 2026 com seus sistemas de neve desenvolvidos desde a década de 1990.
Fonte: Olhar Digital
