Por Marcelo Ramos (Chipa)
Anualmente a Apple realiza a WWDC (Apple Worldwide Developers Conferece), evento onde a marca anuncia atualizações e novas versões de seu sistema operacional e softwares. Neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, a conferência foi realizada totalmente online e com vídeos pré-gravados.
As novidades tão esperadas pelo público foram acerca do iOS 14 (sistema operacional do iPhone), iPadOS 14 (sistema operacional do iPad), macOS Big Sur (sistema operacional dos MacBooks e iMacs), tvOS, WatchOS e AirPodsOS (sistema operacional da Apple TV, Apple Watch e AirPods, respectivamente).
Nessa matéria nos limitaremos a falar sobre as atualizações do iOS 14. As novidades ficam por conta do App Library, uma espécie de “gaveta” para os aplicativos menos utilizados pelo usuário.
O Back Tap é outra novidade no sistema, com ela será possível que o usuário configure toques na traseira dos iPhones fazendo com que ele realize uma tarefa determinada. Entre elas há opções como bloquear tela, captura de tela, alterar o volume, entre outras.
Widgets passarão a ser mais funcionais e desenvolvidos com a possibilidade de arrastá-los para qualquer parte da tela e alterar o seu tamanho. No iOS 13 o acesso a eles fica limitado apenas ao arrastar a tela para a direita.
O App Clips chega também com a proposta de facilitar o acesso a apps não instalados no dispositivo e que funcionam como uma “prévia” do aplicativo e conta com os recursos essenciais destes.
Modo PiP (Picture-in-picture) para assistir vídeos e realizar outras funções ao mesmo tempo. Em relação à reprodução de vídeos, será possível a exibição de vídeos em 4K pelo YouTube tanto na Apple TV 4K quanto nos iPhones.
Design da Siri renovado, com novas funções e possibilidades, se adaptando mais às necessidades do usuário. Agora será possível enviar mensagens de voz, ditar textos e utilizar a nova ferramenta Translate (Tradução) offline. A partir desta atualização a Siri não ocupará a tela toda, recurso presente também ao receber ligações.
No app de Mensagens será possível mencionar e responder mensagens específicas, como já acontece no WhatsApp ao responder uma mensagem indicada. O sistema de Emoji também ganhará a funcionalidade de busca ao digitar uma palavra referente ao emoji a ser utilizado.
O Apple Maps contará com novas informações para navegação e orientações específicas para ciclistas.
O Apple CarPlay ganha uma nova opção de papel de parede, novos aplicativos, além da introdução do CarKey, recurso onde o usuário pode destrancar e iniciar o motor apenas com a presença do iPhone. Essa nova tecnologia será restrita apenas ao BMW 2020 5 Series.
Os iPhones compatíveis com o iOS 14, previsto para lançamento no outono do hemisfério norte (primavera no Brasil), são: iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE (1ª geração), iPhone SE (2ª geração), iPod Touch 7ª Geração.