Foto: INSS/Divulgação/ND Mais

O governo prorrogou o prazo para a solicitação do ressarcimento dos valores descontados indevidamente de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (14).

Com isso, aposentados e pensionistas poderão fazer a solicitação até 14 de fevereiro de 2026, segundo o anúncio do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) nesta segunda-feira, na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS.
Em entrevista exclusiva ao ND Mais na semana passada, o presidente do INSS, Gilberto Waller, já havia sinalizado que esse prazo poderia ser ampliado. “Não queremos deixar ninguém para trás”, afirmou.

Além do limite estendido, o governo também vai devolver os valores cobrados sem autorização, inclusive nos casos em que entidades disseram que foi autorizado quando, na verdade, não foi.

Já foram devolvidos R$ 2,5 bilhões a 3,7 milhões de beneficiários vítimas de descontos associativos indevidos entre 2019 e 2025. Os casos vieram à tona após a operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União).

Como solicitar reembolso dos descontos indevidos do INSS

Aposentados e pensionistas podem contestar os valores descontados por meio de canais oficiais do INSS:

  • No aplicativo ou site Meu INSS, com CPF e senha da plataforma Gov.br.
  • Pelo telefone da Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  • Nos Correios: mais de 5.000 agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

*Com informações do R7

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Descontos indevidos do INSS: aposentados ganham novo prazo para pedir reembolso