
O escritório regional do Sebrae-SP em Marília está com inscrições abertas para o evento gratuito “Todos Por Elas” que ocorre em sua sede às 9h do próximo dia 18 de novembro com exclusividade para mulheres que estão à frente de seus negócios, sejam MEIs (Microempreendedoras individuais), MEs (Microempresas) ou EPPs (Empresas de pequeno porte).
O encontro celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino com um café da manhã com soluções de apoio e fomento aos negócios femininos. As vagas são limitadas e a confirmação de participação é feita pelo link https://forms.office.com/r/gTRPWKRkAd .
O evento faz parte do programa Sebrae Delas, desenvolvido para incentivar, apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino oferecendo qualificação, mentoria, networking e acesso a conhecimentos para que mulheres possam iniciar ou alavancar seus negócios.
Sebrae Delas
A imersão aplicada no evento é voltada para aumentar as chances de sucesso das ideias e negócios liderados por mulheres, abordando desde aspectos pessoais (“Eu”) até o negócio (“Meu”) e o relacionamento com outras empreendedoras (“Nós”).
“Neste encontro em torno de um café da manhã iremos abordar temas sobre soft skills, Autocuidado e Desenvolvimento Pessoal (“Eu”), Planejamento e Fortalecimento do Seu Negócio (“Meu”) e Conexão e Fortalecimento de Redes (“Nós”)”, explica a analista de negócios do Sebrae-SP Patrícia Lacerda.
Negócios Femininos
Os negócios femininos enquadrados como MEI estão concentrados em algumas atividades econômicas que, em geral, são caracterizadas por serem de baixo investimento inicial e baixa complexidade técnica, estando mais relacionadas à prestação de serviços, sobretudo nas áreas de beleza e alimentação, e ao comércio varejista.
“As mulheres vem conquistando cada vez mais espaço na liderança e transformam a realidade do empreendedorismo. Mas ainda assim existem muitos desafios a serem superados”, destacou a gerente regional do escritório em Marília, Cristiane Souza Aguiar.
Segundo outro levantamento do Sebrae, a insegurança emocional, o medo de fracassar, a falta de tempo para a família, as críticas e a falta de apoio familiar afetam fortemente as mulheres na hora de empreender. Junto com a pouca experiência em gestão, esses são os maiores obstáculos para as empreendedoras. Já a preocupação com recursos financeiros é apontada por ambos os gêneros.
Dificuldades
Em uma pesquisa comparativa do Sebrae realizada em 2022, as principais dificuldades de empreender entre os diferentes sexos foram:
* Falta de experiência em gestão de negócios: apontado como dificuldade por 31% das mulheres e 19% dos homens.
* Baixos recursos financeiros: mencionado por 28% das mulheres e 32% dos homens.
* Insegurança emocional: é uma dificuldade para 28% das mulheres e apenas 4% dos homens.
* Pouco tempo para conciliar com as atividades familiares: é tido como um problema para 26% das mulheres e somente 4% dos homens.
* Medo de fracassar: é uma preocupação para 17% das mulheres e 5% dos homens.
* Críticas e pouco apoio familiar: é uma dor para quase 8% das mulheres e apenas 1,5% dos homens.
AGENDA
Evento: “Todos por Elas”
Quando: 18/11 (Terça-feira)
Hora: 09h00
Onde: Sebrae-SP em Marília – Av. Brasil, 412 – Centro
Inscrição: https://forms.office.com/r/gTRPWKRkAd –
Evento gratuito com vagas limitada
