
(Fotos: Reproduções / Internet / Canva)
Na tarde desta quinta-feira (13), o TV Foco traz um comunicado do Detran que chega com uma exigência a quem tem CNH na categoria B, mas que planeja mudar para uma categoria superior (C, D ou E).
Vale destacar que a Carteira Nacional de Habilitação é um dos principais documentos dos motoristas e não é possível transitar sem o uso do documento, se não, a pessoa pode acabar levando uma multa severa.
Porém, antes de falar sobre a exigência na mudança de categoria, vale informar como funciona a divisão das categorias da CNH:
Categoria A:
Veículos motorizados de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos.
Categoria B:
Veículos de até 3.500 kg de peso bruto e com até 8 passageiros, como carros, picape e van.
Categoria C:
Veículos de carga com peso bruto total acima de 3.500 kg, como caminhões e caminhonetes de carga.
Categoria D:
Veículos de transporte de passageiros com mais de oito assentos, como ônibus e micro-ônibus.
Categoria E:
Combinações de veículos em que a unidade tracionada (reboque, trailer e mais) é acoplada a um trator ou veículo automotor, como carretas.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Agora que sabemos quais são as categorias da CNH e quais veículos são liberados em cada uma delas, vamos ao foco da matéria, referente a exigência do Detran a quem é da categoria B e quer mudar para outra.
Primeiramente, é necessário cumprir alguns requisitos legais, como realização de alguns exames. E no caso, a exigência é que sua habilitação precisa estar ativa, com foto e sem suspensão, cassação ou até mesmo bloqueios.
E agora, você deve estar se perguntando: ‘E se houver alguma irregularidade, como eu faço?’.
Segundo informações do site oficial do ‘Detran-SP’, você terá que se regularizar antes de dar início ao processo de mudança de categoria.
E não para por aí, o Detran tem mais algumas exigências, veja abaixo:
- Categoria C: Você precisa estar habilitado há pelo menos 1 ano na categoria B e não ter cometido mais de uma infração gravíssima no último ano.
- Categoria D: Precisa ter acima de 21 anos e estar habilitado há mais de 2 anos na categoria B ou 1 ano na C. Além disso, não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
- Categoria E: Precisa ter mais de 21, estar habilitado há pelo menos 1 anos na categoria C e não ter infração no último ano, assim como na categoria D.
Por fim, mas não menos importante, o motorista ainda vai precisar fazer o exame toxicológico, por conta da lei de trânsito.
Fonte: TV Foco
Fonte: Diário Do Brasil
