A Santa Casa de Marília realiza neste mês ações educativas voltadas à conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul.

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, foi promovida uma roda de conversa com o tema “Rompa o Silêncio: Falar de Saúde Masculina é um Ato de Coragem”, conduzida pelo médico urologista André Guzzardi, no salão de reuniões da instituição. O encontro reuniu colaboradores e profissionais de saúde, com foco na quebra de tabus em relação ao cuidado com a saúde do homem.

“O câncer de próstata é uma doença silenciosa na maioria dos casos, principalmente em seus estágios iniciais. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o sucesso do tratamento”, destacou Guzzardi.

Segundo o médico,  homens a partir dos 50 anos – ou 45, no caso de histórico familiar da doença – devem procurar um urologista para avaliação anual. “Exames simples, como o PSA e o toque retal, podem salvar vidas. Ainda enfrentamos muito preconceito, mas falar sobre saúde masculina é um ato de coragem”, completou. 

Compartilhar matéria no
“Rompa o Silêncio: Falar de Saúde Masculina é um Ato de Coragem”. Santa Casa de Marília promove rodas de conversa coordenadas pelo especialista Dr. André Guzzardi. Veja