
Em coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura de Marília, foi anunciado o desfecho do impasse envolvendo a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário à RIC Ambiental. A gestão municipal comunicou um conjunto de ajustes no contrato de concessão, alinhados às prioridades da gestão municipal e aos objetivos da concessionária.
Com a definição, a RIC Ambiental, responsável pela operação desde setembro de 2024, reafirma seu compromisso com Marília e destaca que o alinhamento com o Poder Público é essencial para cumprir sua missão de levar água de qualidade à população servida e coletar e tratar adequadamente o esgoto, preservando a salubridade pública e ambiental.
“Estamos satisfeitos com o alinhamento construído com a prefeitura, que fortalece a segurança jurídica da concessão e inaugura uma nova etapa para Marília. Seguimos com clareza nas prioridades do município e confiança de que podemos entregar um serviço cada vez mais eficiente, sustentado por investimentos consistentes e atenção permanente aos anseios da população”, destaca Paulo Daher, diretor-presidente da RIC Ambiental.
A concessionária atua orientada por seus valores de responsabilidade, integridade e profissionalismo, e mantém relações institucionais marcadas pela transparência, trabalhando para avançar na universalização dos serviços. E, mesmo diante dos desafios enfrentados, manteve o foco em assegurar à população a continuidade e a qualidade do atendimento, com equipes que seguiram atuando diariamente para garantir o pleno funcionamento do sistema.

RIC Ambiental mostra investimentos de milhões e ampliação do atendimento à população em 1 ano
Nesse novo momento, a RIC Ambiental irá intensificar as ações para ampliação da produção de água, combate às perdas, substituição de redes antigas, modernização de equipamentos, aprimoramento dos processos operacionais e investimentos em tecnologia e infraestrutura, garantindo que todos tenham acesso a um serviço justo e de qualidade para essa e para as próximas gerações.
RIC AMBIENTAL: TRANSPARÊNCIA, RESPONSABILIDADE E CUIDADO COM O QUE É ESSENCIAL PARA MARÍLIA
A RIC Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em Marília, reafirma seu compromisso com a cidade e apresenta resultados expressivos alcançados em apenas um ano de atuação. Desde que assumiu a concessão em setembro de 2024, vem transformando a infraestrutura de saneamento, promovendo melhorias estruturais, eficiência operacional e qualidade no atendimento à população.
O plano de investimentos da RIC Ambiental prevê ações estruturantes ao longo dos próximos anos, incluindo a ampliação da cobertura da coleta e do tratamento de esgoto e a redução de perdas na distribuição de água. Essas obras fazem parte de um conjunto de medidas adotadas pela concessionária para fortalecer o abastecimento de uma cidade que há décadas enfrenta dificuldades no saneamento.
Quando a RIC Ambiental assumiu os serviços, encontrou uma situação grave na condição da infraestrutura de saneamento: redes antigas e deterioradas, reservatórios com problemas, equipamentos inoperantes e outros que mal suportavam a demanda do serviço.
PRINCIPAIS MELHORIAS E INVESTIMENTOS NESSE PERÍODO
• Poço PG-04: Modernizado com bomba de alta performance, agora capaz de injetar mais de 300 mil litros por hora, um acréscimo de 80 mil litros/hora. Beneficia diretamente bairros como Palmital, Prolongamento Palmital, Edson Jorge Júnior, Jardim Lavínia, Fernando Mauro, Vila Nova, Vida Nova Palmital e regiões próximas, garantindo maior regularidade no abastecimento.
• Poço PSG-02 Águas do Norte: a revitalização e aprofundamento do poço PSG-02 elevou em 90 mil litros por hora a produção de água, beneficiando diretamente a Zona Leste e a região do aeroporto. Com a ampliação da oferta, a captação de água na Represa Cascata passou a ser mínima, permitindo utilizá-la apenas como reserva técnica.
• Poço PG-08: Localizado no Distrito de Lácio, em fase final de implantação, alcança o Aquífero Guarani e terá capacidade de captação de 300 mil litros por hora. As etapas de perfuração, instalação de tubulações, perfilagem, limpeza interna, testes de vazão e adutora já foram concluídas.
• Poço PG-09: No bairro Figueirinha, com capacidade estimada de 300 mil litros por hora, deve entrar em operação nos próximos meses. As obras de perfuração e teste de vazão já foram concluídas e, quando inaugurado reforçarão significativamente o abastecimento da Zona Norte.
• Reservatório R-16: Estrutura estratégica com capacidade de 1,5 milhão de litros de água tratada. Apresentava fissura na base, responsável por vazamentos e perda estimada de 70 mil litros/hora. A RIC Ambiental fez a recuperação completa, incluindo reforço da base e limpeza profunda da estrutura interna.
Além dos poços e reservatórios, a concessionária revitalizou as Estações de Tratamento de Água (ETA Peixe e ETA Cascata), otimizou processos de tratamento, trocou bombas e boosters estratégicos, além de realizar melhorias nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e na rede coletora, com o objetivo de universalizar o serviço de esgoto e elevar a eficiência do sistema.
