Foto: Reprodução/@rfaeroesteticaoficial

O empresário Luciano Hang, conhecido como Véio da Havan, divulgou, nesta terça-feira (25/11), imagens do pouso de seu avião particular em meio a fortes rajadas de vento em Santa Catarina.

Durante a decida, a aeronave enfrentou rajadas de até 60 km/h. Para manter o alinhamento com a pista, os pilotos precisaram usar a manobra conhecida como “pouso-caranguejo”, em que o avião avança “de lado” antes de tocar o solo.

O empresário contou que voltava da inauguração de uma unidade da Havan em Novo Hamburgo (RS), quando a aeronave enfrentou as condições adversas. “Mesmo assim, os pilotos fizeram um pouso impecável, chegaram na pista ‘caranguejando’”, escreveu Hang. Ele ainda descreveu o voo como “cheio de emoção e adrenalina”.

Pouso-caranguejo

O professor de engenharia aeroespacial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rafael Cuenca, explica que a manobra é comum e garante segurança em condições de vento forte. Segundo ele, o movimento não costuma ser perceptível para quem está dentro do avião.

Um caso parecido com o pouso em Navegantes aconteceu no início de novembro, quando as rajadas chegaram a cerca de 67 km/h. Na época, a Latam informou que a aeronave aterrissou no destino “em total segurança”.

“Cada avião tem um limite de vento cruzado permitido para pouso. O piloto avalia, de acordo com as condições meteorológicas, se está dentro do limite operacional. Quando ele vem para pouso, ele avalia também se está dentro da segurança, se ele se sente confiante para finalizar o pouso, se vai fazer o pouso ou vai arremeter”, explica.

Fonte: Metrópoles e G1

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Avião de Luciano Hang faz pouso-caranguejo em meio a condições de alto risco; VEJA VÍDEO