
Reprodução Portal R7
As Forças de Defesa da Ucrânia atacaram a aeronave russa A-60 — conhecida como um “laboratório voador” para testes de armas a laser — em Taganrog. O ataque aconteceu na noite desta segunda-feira.
De acordo com vídeos e fotos de testemunhas locais, o alvo do ataque ucraniano foi a Instalação Científica e Técnica de Aviação GM Beriev e a base aérea de Taganrog-Sul, que serve como principal base de testes da empresa.
A fábrica de aviação Beriev é especializada no desenvolvimento, produção em série, modernização e reparo de aeronaves anfíbias e complexos de aviação para fins especiais, incluindo a aeronave de alerta aéreo antecipado e controle A-50, informa o Militarnyi.
A fábrica também realiza grandes reparos em aeronaves para a aviação da Marinha Russa e moderniza os bombardeiros estratégicos Tu-95MSM, que transportam mísseis. A empresa faz parte da JSC United Aircraft Corporation, da corporação estatal russa Rostec.
Ao analisar um dos vídeos do ataque, observadores concluíram que, durante o ataque, o laboratório voador soviético/russo A-60, com número de registro RA-86879, baseado na aeronave de transporte militar Il-76MD, foi atingido e possivelmente destruído por completo.
Durante o projeto da aeronave russa, apenas dois protótipos experimentais desse sistema foram construídos no país.
Um hangar na fábrica de aviação usada para a manutenção e modernização dos bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS para a versão Tu-95MSM foi atingido. Esses bombardeiros são capazes de transportar mais mísseis de cruzeiro Kh-101, que os ocupantes usam para atacar a Ucrânia.
De noite, drones ucranianos também lançaram um ataque massivo contra a região russa de Krasnodar, tendo como alvos Novorossiysk, Sochi e Gelendzhik.
Também foi relatado que, simultaneamente ao ataque com drones em Novorossiysk, um alerta de voz foi acionado sobre “outros tipos de emergências”. As autoridades locais alegaram que isso ocorreu devido a uma “interferência não autorizada no sistema de alerta da cidade”.
VEJA VÍDEO:
Com informações de Portsl R7
Fonte: Diário Do Brasil
