
Reprodução NDMAIS
A pequena Helena Souza Arruda, de apenas sete anos, conquistou o principal prêmio de cavalo crioulo, o Freio de Ouro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. O primeiro lugar foi alcançado ao lado do cavalo Black, o qual a menina chama de “parceiro incansável e gigante”.
O prêmio conquistado em 15 de novembro, foi dedicado ao avô Pinto Arruda, primeiro ginete do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Os Praianos, em São José, na Grande Florianópolis.
Quem é a menina catarinense que doma cavalos?
Em entrevista ao ND Mais, a mãe de Helena, Daiani Botelho, comenta que a menina começou a demonstrar o gosto por cavalos e montaria quando tinha apenas um ano de idade.
“Ela ganhou um pônei com um ano de idade e a gente viu uma empolgação grande nela. Depois disso, não parou mais de montar”, conta.
A mãe relata ainda que as competições foram surgindo com o tempo, mas principalmente pela habilidade de montaria. O início foi há dois anos, quando Helena tinha apenas cinco anos de idade.
A Helena compete em várias modalidades: rédeas, baliza, três tambores e também o freio de ouro, onde conquistou o primeiro lugar, em Esteio”, fala orgulhosa.
Do treinamento às projeções para o futuro
Conforme comentado pela própria mãe, Helena começou as aulas de hipismo há dois anos, em um CT (Centro de Treinamentos), na cidade de Biguaçu, também na Grande Florianópolis. No mesmo local, a menina treinou para a prova, considerada a maior prova de cavalo crioulo da América do Sul.
“Ela treinou para essa prova com o Bruno e agora que conquistou o título, vai treinar para competir no próximo ano com os campeões de 2024 e 2025”, comenta.
A competição acontecerá no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na Expointer, em Esteio. A feira agropecuária está prevista para acontecer entre 29 de agosto de 6 de setembro.
Mas antes disso, Helena competirá em outras modalidades, como a que ocorre neste fim de semana, no Haras Novo Teto, também em Biguaçu.
Realização de um sonho com o cavalo crioulo
Orgulhosa, a mãe conta que fica muito feliz com a filha realizando os sonhos. “Esse foi o dom que o Senhor deu para ela”.
“Ela ama cavalo, ama andar a cavalo e ver que em cima do lombo do animal ela ser premiada e se destacar, é maravilho”, exclamou.
Cartinha para Jesus
Ainda ao ND Mais, a mãe conta, emocionada, que Helena pediu um papel e uma caneta no dia em que venceu a primeira prova da competição, em Esteio.
Na sequência, ela pediu para jogar o papel pela janela, pois havia escrito uma cartinha para Jesus pedindo para vencer o Freio de Ouro. “O Senhor olhou a cartinha e ouviu o pedido dela”, finaliza.
Com informações de NDMAIS
Fonte: Diário Do Brasil
