
A Universidade de Marília (Unimar) foi a anfitriã do encontro da Rede de Cooperação G7, grupo formado por instituições de ensino superior ligadas ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), que atuam de maneira conjunta para compartilhar boas práticas, desenvolver projetos em parceria e fortalecer a educação superior em diferentes regiões do país.
Durante três dias, reitores, dirigentes e equipes técnicas viveram uma intensa programação em Marília, com visitas técnicas, reuniões estratégicas, integração entre times e a final do Júri Simulado do G7, realizada no campus da Instituição.
A Pró-reitora de Graduação da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destacou que receber o encontro do G7 é mais uma demonstração do compromisso que a Instituição possui com a construção de uma educação superior colaborativa e transformadora.
“Quero parabenizar toda a diretoria do SEMESP, que não mede esforços para unir os pares, para unir os times, para que a gente faça de fato uma educação transformadora. O que a gente tem vivenciado é realmente essa educação que transforma vidas. Estar ao lado dos pares faz com que essa jornada seja ainda mais impactante, não só para os nossos professores, mas principalmente para os nossos estudantes, que veem no dia a dia a mudança das nossas instituições para melhor, através desses acordos de cooperação e dessa vivência de mais proximidade entre os pares”, destaca.

O encontro começou com a visita técnica a empresa Jacto, em Pompéia, onde acompanharam o plant tour da fábrica e puderam vivenciar um exemplo de inovação industrial e conexão com o agronegócio. Na sequência, a comitiva foi recebida na Unimar para uma tarde de visitas técnicas que passaram pelo Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, Parque Computacional, Biblioteca Central, Clínica de Psicologia, Parque Tecnológico TecUnimar, além de apresentações sobre o Movimento de Inovação e o Modelo Unimar de Aprendizagem. O dia foi encerrado com confraternização na Fazenda Experimental da universidade, em um momento de integração entre reitores, professores e equipes.
O reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino, destacou a experiência de vivenciar de perto a realidade da Unimar. “Tem sido dias incríveis aqui, visitando a Unimar, que faz parte da Rede de Cooperação do G7 que possui um único propósito que é a construção de uma educação que transforma, uma educação de qualidade e que dá oportunidade para os nossos alunos. Então nós estamos aqui visitando as instalações da Unimar e, mais do que isso, promovendo o encontro, a integração de projetos sustentáveis ao encontro de uma educação de qualidade para os nossos alunos e professores”, complementa.
No segundo dia, a agenda foi marcada pela final do Júri Simulado do G7, com a participação de estudantes de Direito de diferentes instituições da rede, seguida por almoço na Fazenda Experimental e visitas às Clínicas-Escola, ao Hospital Universitário e ao Hospital Veterinário. Já no terceiro dia, o grupo retornou à Unimar para a reunião do Conselho do G7, consolidando o planejamento das ações para o próximo ano.

O vice-reitor do ENIAC, Pedro Guerios, ressaltou o aprendizado proporcionado pelo encontro e a perspectiva de expansão dos projetos da Rede. “A gente passou três dias incríveis aqui em Marília, aprendendo muito sobre as melhores práticas da Unimar, desde a parte de governança familiar até a parte acadêmica. Os nossos estudantes que participaram do Júri Simulado tiveram uma experiência incrível aqui também. E hoje a gente fez a nossa reunião de conselho, já pensando em 2026. Eu estou assumindo a presidência do conselho do G7 e a gente tem bastante plano para colocar mais projetos no ar, agregar mais valor para os nossos alunos e para as nossas instituições de ensino em 2026 e continuar esse belíssimo trabalho que o G7 vem fazendo, junto com instituições como o SEMESP, que nos apoiam muito nas redes para conseguir trazer melhores práticas, espalhar essas melhores práticas pelas nossas instituições, atingir mais alunos, impactar mais vidas positivamente e conseguir crescer a educação superior no Brasil”, afirma.
O diretor das redes do Semesp, Fábio Reis, ressaltou o papel da Unimar no cenário da inovação e do empreendedorismo. “A Universidade de Marília é incrível, a cidade universitária e como a universidade tem, ano a ano, se destacado como uma instituição focada em inovação, em empreendedorismo, em compromisso social com o hospital e com tudo aquilo que faz. Então foi possível nós conhecermos a Universidade de Marília. Depois, nós somos pessoas que estamos em diferentes estados e é difícil, é raro um encontro presencial. Foram três dias de convivência, de muito diálogo, isso fortalece a amizade e, nos momentos informais, nós também conversamos sobre projetos. Esses projetos com certeza vão sair daqui; nós retornamos para nossas casas mais fortes, mais convictos daquilo que estamos fazendo em relação à G7 Rede”, afirma.

Para o reitor da Faculdade ENIAC, Ruy Gueiros, o encontro em Marília também fortaleceu projetos conjuntos na área da saúde. “Estamos muito felizes de estar aqui, estávamos contando os dias para visitar a Unimar, porque lá no ENIAC, estamos indo para o quarto semestre de Medicina e a gente conhece o maravilhoso trabalho realizado ao longo dos anos. Então, a gente estava discutindo agora uma série de trabalhos cooperativos, para que a gente possa operar em rede, na parte de saúde, na parte de Medicina, com o G7 inteiro espalhado pelo Brasil”, ressalta.
A Unimar tem destaque nacional por seu uma Universidade empreendedora, inovadora e comprometida com a cooperação interinstitucional, abrindo suas portas, laboratórios, fazenda experimental, hospitais e espaços de convivência para que a troca de experiências se transforme em projetos concretos, impacto social e mais oportunidades para estudantes de todo o país.
Para o anfitrião do encontro, o reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, foi uma alegria receber os parceiros da Rede de Cooperação G7 e abrir as portas da instituição para novas iniciativas conjuntas. “Foi um prazer enorme receber os reitores aqui na nossa casa, que é a Unimar. Quero que professores e reitores de outras instituições se sintam sempre à vontade para estar conosco, para desenvolver projetos, para somar esforços. Nós queremos fortalecer cada vez mais essa parceria para construir um Brasil melhor, um Brasil verdadeiramente constituído por trabalhadores”, disse.
