A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LIA²), consolida seu papel no desenvolvimento educacional da cidade ao atuar em conjunto com o Centro de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de integrar a Inteligência Artificial às práticas pedagógicas da rede pública, estreitando os laços e impulsionando a inovação, qualificação docente e o impacto social.

Segundo a Pró-reitoria de Graduação da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, esta é uma das diversas ações planejadas em conjunto com o município. “A Universidade tem a responsabilidade de compartilhar conhecimento e abrir caminhos para que nossos professores se sintam preparados para os desafios do presente e do futuro. A tecnologia precisa chegar à sala de aula de forma ética, acessível e humana. Essa aproximação com a rede municipal reforça nosso papel transformador e a Unimar segue à disposição para apoiar iniciativas que promovam inovação, formação docente e melhoria da qualidade da educação básica”, destaca. 

A formação foi conduzida pelo professor Henrique Leal Tavares, coordenador do LIA² e especialista em tecnologias aplicadas em Inteligência Artificial. Durante o encontro, os professores da rede municipal tiveram acesso a conceitos fundamentais sobre Inteligência Artificial, ferramentas práticas e estratégias pedagógicas para integrar essas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem.

O docente dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Henrique Leal, destacou que a iniciativa faz parte da missão do laboratório e da Unimar, em democratizar o acesso à tecnologia e apoiar a formação continuada. “Nosso objetivo é capacitar os educadores para que se sintam seguros e protagonistas no uso da Inteligência Artificial em suas práticas. A tecnologia só faz sentido quando está a serviço da aprendizagem e da autonomia dos alunos”, conta. 

Durante a aula, os professores da rede municipal aprenderam desde o uso seguro e ético da Inteligência Artificial em ambiente escolar, até metodologias que favorecem o engajamento dos estudantes, como criação de atividades interativas, personalização do ensino e utilização de plataformas de apoio ao planejamento pedagógico.

“Mais uma vez a Unimar mostra para a comunidade que é uma Instituição transformadora, que alinha ensino, pesquisa, extensão e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento da cidade e região, assim fortalecendo a formação dos profissionais que atuam na base da educação brasileira”, finaliza Henrique.  

Compartilhar matéria no
Unimar, por meio do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, consolida seu papel no desenvolvimento educacional da cidade ao atuar em conjunto com o Centro de Formação de Professores do município