
A Universidade de Marília (Unimar) transformou o campus em um grande centro de troca de experiências e networking, durante a realização do Encontro Anual de Discentes dos cursos da modalidade a distância (EAD). O evento contou com a participação de cerca de 700 trabalhos de pesquisa, os quais foram apresentados presencialmente, marcando um momento de aproximação entre a teoria e a prática acadêmica.
A dinâmica do encontro girou em torno do Projeto Integrador, onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de demonstrar as competências adquiridas ao longo do curso. O formato escolhido para as apresentações foi o “Pitch”, exigindo dos estudantes poder de síntese e clareza para expor suas ideias em curtos intervalos de tempo.
Segundo o coordenador da Unimar EAD e responsável pela organização do evento, Henrique Niedermayer, a data transcende a obrigatoriedade acadêmica, tornando-se uma celebração do vínculo entre aluno e Universidade. “O Encontro Anual de Discentes é uma oportunidade para os acadêmicos terem contato com a Universidade, seus professores e coordenadores. É a ocasião onde ele vai apresentar o trabalho relacionado ao Projeto Integrador e que caracteriza o momento presencial dele na instituição”, explica.
Ainda segundo o coordenador, a metodologia aplicada e a importância desse contato direto para a formação dos acadêmicos. “O projeto consiste em apresentar um slide no modelo de pitch, ou seja, em cinco minutos ele expõe o trabalho, sendo um pré-requisito para aprovação na disciplina. É também o momento em que o aluno conhece a instituição, se aproxima mais da coordenação e dos tutores. Nós temos a experiência de que todos aprovam esse momento e, por isso, já se tornou uma tradição nos cursos de modalidade a distância”, finaliza Henrique.
O encontro proporcionou aos acadêmicos a chance de vivenciar a infraestrutura e o ambiente universitário da Unimar. Para a acadêmica do curso de Educação Física, Viviane Silva Santana, a apresentação traz o valor prático da aprendizagem e a emoção de estar no campus. “Eu amei todo o processo. Tivemos que fazer o projeto integrador e vir entregar aqui para a professora analisar, mas tem todo um processo muito legal, porque a gente tem que participar da vida real mesmo. A sensação de pertencimento foi um dos pontos altos relatados pelos participantes, que puderam ver de perto a dimensão da instituição onde estudam”, conta.
