📸 Ramiro Brites/Metrópoles

Em meio ao acirramento das discussões sobre modelos de combate à criminalidade, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (1º/12) a empresários que a “Força Nacional de Segurança é um mito”.

A crítica do ministro indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorre no mesmo momento em que a Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, propôs a criação da Guarda Nacional Civil, que substituiria as Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

“A Força Nacional de Segurança é um mito, não funciona. Ela é, na verdade, uma agregação de vários policiais dos estados que vão para a União, ficam vinculados ao Ministério da Justiça, e vão fazer atividades esporádicas que dão uma sensação de segurança em um determinado momento, mas não resolvem o problema estrutural. Nós temos um problema sério de cooperação”, criticou Mendonça em um painel da empresa de investimentos Galapagos Capital.

De acordo com Mendonça, a cooperação é dificultada no país por “brigas” e “desconfianças” de uma corporação com a outra.

“Eu me lembro, (enquanto) ministro da Justiça e Segurança Pública, procurei desenvolver isso com o Estado de São Paulo e não consegui, porque é uma visão de que você está querendo entrar na competência do outro”, acrescentou o ministro do STF, que foi titular da pasta de Justiça na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

COM INNFORMAÇÕES DE METRÓPOLES

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
‘Força Nacional de Segurança é um mito, não funciona’, diz André Mendonça