
Reprodução
A Apib (@apiboficial) (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) publicou no domingo (7.dez.2025) uma nota em que “manifesta profunda indignação” com as declarações de Luciano Huck (@lucianohuck) durante visita ao Parque Indígena do Xingu. Em vídeo que circula nas redes sociais, o apresentador pede para que os indígenas “limpem a cultura”, escondendo celulares.
“A Apib manifesta profunda indignação diante da fala de Luciano Huck, ‘limpem a cultura de vocês’, sugerindo que o uso do celular ‘suja’ a cultura indígena”, declarou a entidade em publicação no Instagram. “Possuir um celular não torna um parente menos indígena. Nossa identidade não se mede por objetos, mas por ancestralidade, território, memória e luta”, disse.
O vídeo mostra os bastidores da gravação da visita de Huck ao Parque Indígena do Xingu, em agosto, para o programa “Domingão com Huck”, da TV Globo. Ele estava acompanhado da cantora Anitta.
“Limpa a cultura de vocês aí”, declarou o apresentador. “Quanto mais a gente conseguir preservar nossas cenas sem celular… Quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se puder ‘segurar’ o celular”, disse.
“O acesso à tecnologia é um direito de todos os cidadãos brasileiros”, afirmou a Apib. “Para nós, povos indígenas, ela tem sido ferramenta essencial na defesa dos territórios, no monitoramento ambiental, no acesso à educação e ao trabalho”, declarou.
Sobre o vídeo, ele declarou: “Não se tratou de impor qualquer tipo de limitação cultural ou de consumo. Foi apenas uma decisão de direção de arte, um ajuste pontual dentro do contexto de um set de filmagem, nada além disso”.
Fonte: Poder 360
Fonte: Diário Do Brasil
