
Srinophan/Getty Images
O ouro, metal precioso e ativo financeiro de alta liquidez, considerado uma das principais reservas de valor e “porto seguro” do mercado global, caminha para encerrar 2025 com a maior valorização registrada em quase 50 anos, desde 1979.
No acumulado de 2025 até aqui, os contratos futuros do ouro negociados em Nova York avançam quase 71%, segundo dados da divisão de metais da Bolsa de Valores norte-americana.
Na última vez que o ouro teve um desempenho tão forte, há 46 anos, os Estados Unidos (então governados por Jimmy Carter, do Partido Democrata) enfrentavam um período de inflação elevada e crise energética.
Quase meio século depois, o comércio internacional vive um momento de tensão e forte incerteza, em meio às
tarifas
impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, a praticamente todos os demais países – incluindo a China, segunda maior economia do mundo, o que deflagrou temores acerca de uma guerra comercial.
O mundo passa por uma fase turbulenta na geopolítica, com a guerra entre Rússia e Ucrânia (que se desenrola há quase quatro anos), a escalada na tensão entre EUA e Venezuela e recentes confrontos entre Israel e Irã. Historicamente, em períodos de incerteza e instabilidade, ativos mais seguros – como o ouro – ganham força.
Fonte: Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil
