A Polícia Civil de Barretos, com apoio de agentes de outras regiões, inclusive de Marília, deflagrou na manhã desta terça-feira (14) uma força-tarefa contra integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas.
Equipes cumprem 36 mandados de busca e 28 de prisão em ao menos 11 municípios do interior do estado pela Operação ‘Éfodo’. Dois deles pela Polícia Civil de Marília.
Os suspeitos respondem por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As investigações começaram há cerca de um ano após a prisão de um homem apontado como um dos líderes da facção. As diligências, com a análise de documentos, levaram os agentes a outros suspeitos, entre eles integrantes responsáveis pela compra, venda e distribuição de drogas na região de Barretos.
Com autorização da Justiça, 100 policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Barretos, além das regionais de Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba , foram deslocados para cumprir os mandados em: Barretos, Guaíra e Jardinópolis, além de presídios em Ribeirão Preto, Serra Azul, Guariba, Taiúva, Balbinos, Reginópolis, Álvaro de Carvalho e Andradina.
O nome da operação faz menção aos éfodos, conhecidos na Grécia Antiga por evitar o extravio de cartas, porque um dos suspeitos de integrar a facção tinha a função de levar cartas de criminosos presos a lideranças da organização criminosa.