
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
O lançamento do foguete indiano PSLV-C62, realizado na madrugada de segunda-feira (12), terminou com a perda do veículo e de todos os 15 equipamentos a bordo, incluindo cinco satélites brasileiros. Pouco mais de seis minutos após a decolagem do Centro Espacial Satish Dhawan, foi detectada uma anomalia no terceiro estágio do foguete, o que alterou sua trajetória. A Agência Espacial Indiana (Isro) iniciou uma análise detalhada sobre o ocorrido, mas ainda não há informações sobre o local da queda.
Entre os equipamentos perdidos estava o nanossatélite Aldebaran-I, um projeto de cinco anos desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). O dispositivo, um protótipo de 10 centímetros, tinha como missão validar novas tecnologias espaciais e auxiliar em tarefas cruciais, como a localização de queimadas e o suporte a missões de busca e resgate de embarcações pesqueiras na costa brasileira.
Além do Aldebaran-I, os satélites Orbital Temple, EduSat-1, Galaxy Explorer e UaiSat também estavam a bordo da missão. Todos faziam parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) 2022–2031, que foca no desenvolvimento de nanossatélites acadêmicos de baixo custo e alto impacto social. Apesar do revés tecnológico, o esforço conjunto entre universidades e a AEB reforça o compromisso do Brasil com a
inovação e a soberania no setor espacial.
VEJA VÍDEO
COM INFORMAÇÕES DE @JPNEWS
Fonte: Diário Do Brasil
