INSS e dinheiro (Foto: Divulgação)

Aposentadoria do INSS turbinada em 2026 com aumento de 25% para beneficiários fazerem a festa. Trata-se de uma novidade especial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Aliás, temos uma excelente notícia para quem quer aumentar o valor do benefício em 25%.

De acordo com informações do portal G1, o INSS introduziu um adicional 25% aposentadoria para aqueles que podem comprová-lo. O objetivo é ajudar aqueles que precisam de assistência diária. Entretanto, muitas pessoas não estão cientes de sua existência.

Vale lembrar que o acréscimo, que incide também sobre o 13° salário e outras bonificações, não é automático e exige um requerimento específico. O direito está vinculado, em regra, à aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente).

Quem tem direito?

A lei prevê o benefício para o trabalhador que, após se aposentar por invalidez, comprove necessidade de um cuidador ou suporte permanente de terceiro. De acordo com a legislação, têm direito os segurados do INSS que tiver uma ou mais das seguintes doenças:

Cegueira total;
Perda de nove ou mais dedos das mãos;
Paralisia dos dois braços ou pernas;
Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
Doença que deixe a pessoa acamada;
Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
A avaliação da perícia médica dirá se a pessoa aposentada tem direito ao aumento de 25% no valor do benefício. Após a perícia no INSS, o resultado ainda depende de aprovação do supervisor da perícia médica. O pedido do adicional deve ser feito administrativamente.

Como solicitar?

Acesse o Meu INSS (site ou app): Procure por “Acréscimo de 25%” ou “Aposentadoria por Incapacidade Permanente” (se for o caso).
Ligue 135: Você também pode fazer o pedido por telefone.
Anexe Documentos Médicos: Laudos, exames e relatórios médicos atualizados que comprovem a necessidade de um cuidador para as tarefas básicas (higiene, alimentação, locomoção).
Perícia Médica: Será agendada uma perícia no INSS para avaliar a sua condição e a dependência de terceiros.

Fonte: TV Foco

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Descubra como aumentar a aposentadoria do INSS em 25% em 2026