
Foto: Divulgação/Casan/ND Mais
A Prefeitura de Florianópolis realizou uma vistoria nos Ingleses, na sexta-feira (16), após denúncias sobre lançamento irregular de esgoto. Moradores reclamavam da poluição na praia e do mau cheiro na região.
A fiscalização ocorreu em três pontos. No ponto próximo à praia, foram observados efluentes com coloração e turbidez atípicas. Há suspeita de ligação irregular em uma rede de drenagem inativa.
Não houve, contudo, a confirmação imediata de lançamento de esgoto sanitário na praia. Uma nova vistoria técnica será realizada no local.
A ação contou com participação da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). A equipe coletou uma amostra da água que saía da drenagem para análise em laboratório.
Em outro local vistoriado, os fiscais constataram o extravasamento de fossa séptica sobre a calçada, caracterizando esgoto a céu aberto.
Em um estabelecimento destinado a serviço de lavação de automóveis foi identificado o descarte de efluentes sem as adequações exigidas por lei, como a inexistência de caixas separadoras de água e óleo e de caixa de gordura.
Trecho dos Ingleses passou mais da metade de 2025 impróprio para banho
O trecho da praia alvo de denúncia por poluição e mau cheiro passa por coletas de balneabilidade semanalmente, em relatórios elaborados pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina). Em análise realizada na segunda-feira (12), o ponto foi considerado impróprio para banho.
Ao longo de 2025 foram realizadas 48 coletas no local, das quais 25 constataram que o trecho estava impróprio para banho. O montante representa 52% das análises no período.
Sobre os relatórios de balneabilidade, a prefeitura declarou que acompanha os resultados permanentemente. “Ao longo de 2025, a área passou por inspeções técnicas através da Blitz Sanear, ação integrada de fiscalização voltada à identificação de ligações irregulares e lançamentos indevidos na rede de drenagem”, concluiu.
vom informações de NDMAIS
Fonte: Diário Do Brasil
