ReBecca Hunt-Foster/NPS

O sítio arqueológico do Monumento Nacional dos Dinossauros, em Utah, nos Estados Unidos, ficou mais de 100 anos sem passar por escavações. O local não era explorado desde 1924, mas, no último dia 16 de setembro, novos fósseis foram encontrados devido à obras recentes no estacionamento próximo do Salão de Exposições da Pedreira. A descoberta foi anunciada em comunicado na semana passada.

As ossadas foram descobertas após a remoção do asfalto, que revelou uma porção do arenito que continha os fósseis pertencentes a um dinossauro grande e de pescoço comprido. Os paleontólogos acreditam que se trata de um Diplodocus, espécie comum na área do sítio, que viveu há cerca de 70 milhões de anos.

Com a ajuda da equipe do parque, uma equipe do Corpo de Conservação de Utah, voluntários e equipes da construção, foram removidos aproximadamente 1.360 kg de fósseis e de rochas durante a escavação. Desde outubro, os vestígios têm sido limpos e estudados no Museu do Parque Estadual de História Natural do estado.

Um salão de fósseis

A região sempre foi marcada por escavações históricas. Entre 1909 e 1922, o Museu Carnegie liderou as expedições e, nos anos seguintes, em 1923 e 1924, foram guiadas pelo Museu Nacional de História Natural Smithsonian e pela Universidade de Utah, respectivamente.

Não é à toa que existem tantas missões paleontológicas no parque. Pesquisas divulgadas em outubro passado, logo após a remoção dos registros fósseis, sugerem que as populações de dinossauros ainda prosperaram na América do Norte há 66 milhões de anos, antes do famigerado asteroide atingir a Terra – mais precisamente em Chicxulub, no México -, evento que deu início à extinção dos dinossauros.

“Este fóssil é de uma era pouco anterior à extinção em massa que dizimou os dinossauros e oferece uma rara visão do ecossistema que existia logo abaixo da atual Denver”, disse James Hagadorn, do Museu do Parque Estadual de História Natural de Utah, em entrevista à CBS News.

Fonte: GALILEU

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Fóssil gigante de dinossauro é achado durante obras em estacionamento nos EUA