
Por Carol Godoy
O grupo de voluntários da AMAE (Associação Mariliense de Amor-Exigente) realizou a primeira reunião do ano para o planejamento de 2026, que terá como foco a prevenção.
Em meio à revolução tecnológica e todo acesso que ela oferece, o fortalecimento das relações humanas se faz indispensável para estimular escolhas assertivas, principalmente entre os jovens.
Alinhada à FEAE (Federação de Amor-Exigente), a ONG em Marília auxilia jovens e famílias a superarem desafios desde 1991, visando o amor a si próprio e a construção de relações éticas e saudáveis.
A prevenção, representada pela sigla PQVAE (Programa de Qualidade de Vida com Amor-Exigente) está entre as ações desenvolvidas pela federação e, neste ano de 2026, o voluntariado de Marília pretende enfocá-la através de divulgações, parcerias e capacitações.
A AMAE destaca os grupos Amor-Exigentinho, para crianças, e Amor-Exigenteen, para adolescentes, ambos com foco em prevenir comportamentos inadequados que gerem sofrimento.
“Trabalhos essenciais para auxiliar as famílias que, muitas vezes, sabem que precisam prevenir as dificuldades, mas têm dificuldade em entender como devem fazer isso, principalmente nos dias atuais, em meio a tanta oferta de informação que elas e os filhos recebem”, mencionaram os voluntários durante a primeira reunião do ano, realizada na última semana.

Quanto ao investimento em capacitações, a presidente da AMAE, Suely de Fátima Modesto, ressalta que a atualização é indispensável ao trabalho. “Ainda neste semestre iremos participar com uma comitiva de voluntários de um evento importante em Bauru”, sinalizou.
A 1ª Jornada de Dependência Química, em Bauru, acontece no dia 14 de março e vai abordar o papel da família na recuperação de jovens ou mesmo adultos. O evento é organizado pela ABAE (Associação Bauruense de Amor-Exigente).
Entre os trabalhos de 2026, a Associação Mariliense de Amor-Exigente trabalha, ainda, por uma aproximação junto ao poder público local, que já é apoiador da entidade.
“Nosso objetivo é atender aos servidores e, por extensão, suas famílias, em uma devolução do apoio que recebemos da Prefeitura”, mencionou o coordenador regional da AMAE, Mário César Vieira Marques.
A sede do Amor-Exigente em Marília fica localizada na rua Maria Angelina Zillo Vanin, n. 75, no Jardim Estoril, com reuniões às segundas-feiras, às 20 horas. Toda a população é convidada a comparecer e conhecer.
