
A Maple Bear Marília realizou a doação de R$ 21.514,25 à Oncologia da Santa Casa de Marília, valor arrecadado durante a Terry Fox Run de 2025, realizada em 14 de setembro. A corrida/caminhada solidária, de caráter não competitivo, incentiva a participação de pessoas da sociedade, seja caminhando, correndo, andando de bicicleta, skate ou patins.
Promovida mundialmente, a Terry Fox Run é inspirada na história do jovem canadense Terry Fox, que após perder uma perna para o câncer, percorreu mais de 5 mil km em sua “Maratona da Esperança”, buscando arrecadar fundos para pesquisas sobre a doença.
O tema do evento este ano foi “Finish It – Termine a maratona que Terry Fox começou”. A mensagem simboliza o compromisso coletivo em dar continuidade a um movimento que inspira coragem, solidariedade e esperança. Finish It significa principalmente preparar esta geração para um futuro melhor, ajudando a transformar a dor em propósito e a memória em ação.
A diretora da Maple Bear Marília, Heloísa Sampaio, destacou o envolvimento da comunidade escolar. “Esse evento vai além da arrecadação. Ele ensina solidariedade, empatia e compromisso social aos nossos alunos e famílias. Estamos felizes por contribuir com uma instituição tão importante como a Santa Casa”.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu a parceria. “A Maple Bear é exemplo de como a educação pode transformar realidades. Essa contribuição vai impactar diretamente o tratamento dos nossos pacientes da Oncologia”.
Este foi o 2º ano consecutivo que a Santa Casa de Marília recebeu recursos da Terry Fox Run. Na edição de 2024 do evento, foram repassados R$ 20.292,25 para a unidade hospitalar filantrópica mariliense, que atende pacientes em tratamento de câncer em uma região de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde) e realiza 70% de seus procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Quem foi?
Terry Fox foi um jovem atleta canadense diagnosticado com osteossarcoma aos 18 anos. Após perder uma perna, ele decidiu cruzar o país em sua Maratona da Esperança, correndo o equivalente a uma maratona por dia durante 143 dias e 5.300 km. Mesmo diante das dificuldades, Terry corria movido por um único objetivo: arrecadar fundos para a pesquisa e o combate ao câncer. Embora tenha falecido aos 22 anos, sua determinação deu origem a um dos maiores movimentos de solidariedade do mundo, que já arrecadou bilhões para a ciência e a saúde.
