Por Ana Luiza Figueiredo

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (3) a chegada da Tukan, nova picape da marca com produção confirmada no Brasil. O modelo será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e tem lançamento previsto para 2027, marcando o retorno da montadora a um segmento em que não obtém destaque há mais de duas décadas.

A apresentação ocorreu em um evento da empresa que também trouxe outras novidades para o mercado nacional.

Segundo a Volkswagen, a Tukan integra uma estratégia mais ampla de renovação do portfólio e de fortalecimento da marca no país, em um cenário de forte concorrência, especialmente no segmento de picapes compactas e intermediárias.

Produção no Paraná e foco em cabine dupla


Ainda há poucas informações técnicas sobre a Tukan. A montadora confirmou apenas que o modelo será produzido no Paraná e que a configuração escolhida será a de cabine dupla.

Esse detalhe pode ser identificado pela presença da maçaneta próxima à caixa de roda, no início da caçamba, o que indica a existência de portas traseiras.

Com esse formato, a nova picape se diferencia da Saveiro, que, apesar de contar com banco traseiro e ser chamada de cabine dupla, possui duas portas. 

A Volkswagen também informou que a cor de lançamento será amarela, em referência ao fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo feminina em 2027, torneio no qual a marca é uma das patrocinadoras da seleção.

A chegada da Tukan faz parte de um pacote de 21 lançamentos na América do Sul anunciado desde 2024, quando a empresa divulgou um investimento de R$ 20 bilhões na região. 

Nesse conjunto estão modelos como o Tera, novas versões de Nivus, T-Cross e Amarok, além dos esportivos Golf GTI e Jetta GLI.

Fonte: Olhar Digital 

Compartilhar matéria no
Tukan: a aposta da Volkswagen para 2027. Será fabricada no Paraná e lançamento é no ano da Copa do Mundo Feminida de Futebol, aqui no Brasil