Reprodução/ Instagram

A Venezuela enviou seu primeiro carregamento de petróleo bruto para Israel em vários anos, uma medida que reflete a reativação das exportações de petróleo do país após mudanças recentes na forma como lida com suas vendas de petróleo bruto.

O carregamento foi destinado ao Grupo Bazan, a principal refinaria de Israel, de acordo com fontes familiarizadas com o acordo, que pediram anonimato porque os detalhes não foram divulgados oficialmente.

Este carregamento marca o retorno ao mercado israelense depois que o país recebeu aproximadamente 470.000 barris de petróleo bruto venezuelano em meados de 2020, segundo dados da empresa de monitoramento de energia Kpler. Israel, no entanto, normalmente não divulga publicamente a origem de seu petróleo e, às vezes, navios que se aproximam de seus portos param de transmitir sua localização em sistemas de rastreamento digital, relata a Bloomberg.

O acordo com a Bazan ocorre em um momento em que as exportações de petróleo venezuelano se recuperaram significativamente, especialmente depois que as forças americanas capturaram o presidente Nicolás Maduro no início deste ano e o governo Trump anunciou que assumiria o controle das vendas internacionais de petróleo bruto venezuelano.

Essa medida também ocorre em meio a uma alta geral nas exportações de petróleo venezuelano, que aumentaram em volume e diversificaram seus destinos nas últimas semanas, incluindo compradores na Índia, Espanha e Estados Unidos, refletindo uma reconfiguração dos fluxos de petróleo bruto do país sul-americano.

Fonte: Roraima24h

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
‘Mercado do petróleo em choque: Caracas envia crude a um comprador improvável’