
“Não se trata apenas de colocar computadores em uma sala. Criamos ecossistemas de aprendizagem onde o aluno de Cibersegurança utiliza o mesmo nível de processamento e ferramentas que encontrará nas grandes corporações de tecnologia,” destaca o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian
A Universidade de Marília (Unimar) fortalece sua trajetória de liderança no ensino superior em cursos de Tecnologia da Informação, ao anunciar a inauguração de quatro novos laboratórios de informática.
Com equipamentos de última geração e arquitetura voltada para a inovação, a ampliação consolida a instituição como detentora da maior e mais moderna infraestrutura em todo o interior do estado de São Paulo.
De acordo com o Coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, o movimento estratégico da Universidade responde diretamente à crescente demanda.
“O mercado, atualmente, busca por profissionais altamente qualificados e nossos novos laboratórios marcam um novo capítulo na formação tecnológica da região. Os cursos serão utilizados pelos quatro cursos de Tecnologia da Unimar, são eles: Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Cibersegurança, assim, contribuindo ainda mais com a formação de nossos acadêmicos”, conta.
Uma das principais motivações para o investimento foi a abertura do curso de Cibersegurança, com a primeira turma em 2026. A nova graduação, desenhada para atender a uma das áreas mais críticas e valorizadas do mercado global, exigiu a montagem de ambientes preparados para simulações complexas de defesa e ataque cibernético, forense digital e proteção de dados.
“Não se trata apenas de colocar computadores em uma sala. Criamos ecossistemas de aprendizagem onde o aluno de Cibersegurança utiliza o mesmo nível de processamento e ferramentas que encontrará nas grandes corporações de tecnologia,” destaca o Prof. Caio.
Além de fomentar os novos cursos, a expansão da infraestrutura visa dar suporte ao crescimento exponencial do curso de Inteligência Artificial (IA). A Unimar carrega o título de ter lançado a primeira graduação em IA do estado de São Paulo, um marco que colocou a instituição em evidência no cenário nacional.
Ainda segundo o Coordenador, com o reconhecimento da qualidade acadêmica e a alta empregabilidade dos egressos, o curso de IA necessitava de máquinas com alto poder de processamento gráfico e de dados (GPUs).
“Esses novos laboratórios serão utilizados para o treinamento de redes neurais e desenvolvimento de algoritmos complexos, permitindo que os alunos desenvolvam projetos que vão desde a automação industrial até soluções para o agronegócio e saúde”, complementa.
Os quatro novos laboratórios são equipados com tecnologia de ponta, fortalecendo o ecossistema de inovação de Marília e região, uma vez que a infraestrutura robusta permite que a Universidade continue atraindo parcerias com grandes empresas de software e mantenha seu currículo alinhado com as tendências da Indústria 4.0.
“Para os estudantes, o investimento traduz-se em uma vivência prática incomparável, garantindo que saiam da Unimar prontos para liderar a transformação digital no Brasil e no mundo”, finaliza o Coordenador Caio.
