REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Desde o início do terceiro mandato de Lula, a primeira-dama Janja acumula ao menos quatro condecorações concedidas pelo próprio governo federal.

A mais recente foi a Ordem Nacional do Mérito Educativo, entregue numa cerimônia que também premiou ministros, ministros do STF e influenciadores digitais.

Em 2023, Lula concedeu a Janja o mais alto grau da Ordem do Rio Branco, a maior distinção conferida pelo Ministério das Relações Exteriores a quem tenha prestado serviços ao país ou méritos excepcionais. Na mesma ocasião, a vice-primeira-dama Lu Alckmin também foi agraciada com a honraria.

Em 2024, o presidente entregou à primeira-dama a categoria ouro da Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, destinada a pessoas e entidades que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental dos brasileiros.

A justificativa oficial foi a atuação de Janja no Movimento Nacional pela Vacinação e na promoção da imunização nas redes sociais.

Em maio de 2025, Janja recebeu a classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, principal honraria da cultura no Brasil, concedida a pessoas que, por sua atuação profissional ou como incentivadoras das artes e da cultura, mereçam reconhecimento. A condecoração foi entregue pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao lado de Lula.

A quarta honraria, a Ordem do Mérito Educativo, foi concedida numa cerimônia que reuniu 262 personalidades, entre elas os ministros Fernando Haddad e Esther Dweck, os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do influenciador Felipe Neto e da youtuber Débora Aladim.

Nenhuma das quatro condecorações foi concedida por instituição independente do governo federal. Em três delas, o próprio Lula assinou a distinção entregue à mulher.

VEJA VÍDEO

Fonte: Diário Brasil

Compartilhar matéria no
No momento, você está visualizando Janja acumula condecorações: já são quatro homenagens recebidas do governo Lula desde 2023