Passageiros circulam pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

O Brasil recebeu 5,87 milhões de turistas internacionais entre janeiro e julho de 2026, segundo dados da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. O número representa uma redução de 1,3% em comparação com os 5,95 milhões de visitantes estrangeiros registrados no mesmo período de 2025.

Apesar da queda no resultado nacional, alguns estados apresentaram crescimento no número de chegadas. O destaque foi o Rio de Janeiro, que recebeu 1,51 milhão de turistas internacionais nos primeiros sete meses do ano.

O resultado representa uma alta de 14,4% em relação ao mesmo intervalo de 2025, quando 1,32 milhão de visitantes estrangeiros entraram no país pelo estado.

São Paulo mantém liderança

Mesmo com o crescimento do Rio de Janeiro, São Paulo permaneceu como o principal portão de entrada de turistas internacionais no Brasil.

O estado registrou 1,65 milhão de chegadas entre janeiro e julho, contra 1,58 milhão no mesmo período do ano anterior. O avanço foi de 4,4%.

Na terceira posição aparece o Rio Grande do Sul, que apresentou uma das maiores quedas entre os principais pontos de entrada do país. O estado passou de 1,25 milhão de turistas internacionais no período de 2025 para 923 mil em 2026, uma redução de 26,5%.

Além do Rio Grande do Sul, outros oito estados e o Distrito Federal também tiveram redução no número de entradas de visitantes estrangeiros.

Pernambuco e Ceará registram crescimento

Em sentido contrário, Pernambuco apresentou uma das maiores altas proporcionais no período. O estado passou de 52,4 mil para 93 mil chegadas internacionais, crescimento de 77,3%.

Ceará também teve desempenho positivo. O número de turistas estrangeiros que entraram pelo estado aumentou 23,8%, passando de 56,1 mil para 69,5 mil entre janeiro e julho.

Fonte: Terra Brasil

Compartilhar matéria no
No momento, você está visualizando Brasil registra queda no número de turistas internacionais, VEJA