Nesta quarta-feira (12) foi inaugurada a revitalização da praça localizada no entroncamento das avenidas Cascata, Joaquim Cavina e rua Carlos Botelho, local que já se tornou um dos principais pontos de encontro na zona leste da cidade.
A praça recebeu o nome de Irmão Jean Paul Lebeau – ‘Minhão’, figura ilustre do 100º Grupo Escoteiro Cristo Rei. A homenagem foi aprovada pela Câmara Municipal de Marília no ano passado.
O canadense Jean Paul Lebeau iniciou sua vida religiosa aos 13 anos quando ingressou no Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Desde então, adotou o nome de Ir. Hermínio.
Chegou ao Brasil em 1951 e viveu por 11 anos na cidade de Campanha (MG). Veio morar em Marília em 1962 para lecionar as matérias de Química e Desenho no Colégio Cristo Rei. No mesmo ano, assumiu a direção do Grupo Escoteiro Cristo Rei. No escotismo passou a ser carinhosamente chamado de Chefe Minhão com atuação ativa à frente do Grupo até 2001, quando foi eleito como presidente de honra vitalício.
Pelo seu empenho na formação de crianças, adolescentes e jovens e pelo seu trabalho educacional e social, Ir. Hermínio recebeu o título de Cidadão Mariliense em 1996.
Aventureiro nato, ele conduziu muitas caminhadas, excursões e acampamentos por locais da região e do estado. Muitas gerações vivenciaram as experiências marcantes ao lado do “grande” Minhão.
Elton Lopes, diretor geral do Colégio Cristo Rei, a homenagem é mais do que merecida e perpetua a memória do nosso querido Irmão Hermínio. “Tive a honra de conviver com o Minhão e ele foi um grande exemplo de vitalidade, de caráter, de compromisso com uma sociedade melhor. Ter o nome dele nessa placa é uma oportunidade para que possamos recordar sempre de suas lições de vida e nos inspirar em sermos cidadãos melhores, pessoas de fé com o coração cheio de amor.”
“Ir. Jean Paul Lebeau morreu aos 92 anos, em 09 de setembro de 2017, deixando um legado de integridade, simplicidade, amor pela natureza e pelas pessoas. Mas, Minhão continuará para sempre vivo na memória daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele”, homenageou a direção do Colégio Cristo Rei.