Trabalho técnico-social financiado pela Caixa Econômica Federal estimula o descarte consciente de óleo usado e lixo eletrônico. Ação educativa está sendo realizada nas unidades do Programa Minha Casa Minha Vida: residenciais São Bento 1, 2 e 3, além do Altos do Nova Marília, na zona sul da cidade.
“Com base no contexto e complexidade que encontramos e após ouvirmos as necessidades dos moradores destas comunidades, verificamos que nos condomínios já eram feitas as coletas de óleo de cozinha para uma determinada pessoa que recolhia. Porém, eles não souberam nos informar se recebiam algum insumo para utilização no condomínio em troca”, enfatizou a coordenadora do trabalho técnico-social em Marília, Sandra Daura.
A partir do contato de voluntários do trabalho técnico social coordenado em Marília pela empresa Daura, os moradores decidiram adotar a coleta de óleo de cozinha e destinar a uma empresa, que em troca irá ofertar saco de lixo ou detergente para ser utilizado nos empreendimentos, assim auxiliando na diminuição dos custos.
“Tendo a sustentabilidade como parte de nossos princípios, iniciamos também uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, o qual será destinado a uma empresa do município de Marília que trabalha com o descarte do mesmo”, contou ela.
A empresa compra o lixo ou troca 3.500 kg de lixo eletrônico por um computador completo. “Assim trabalhamos com a comunidade a sustentabilidade e por meio dela temos a possibilidade de criarmos os polos de inclusão digital”.
Pontos de coleta de óleo usado e de lixo eletrônico estão disponíveis nos residenciais São Bento 1, 2 e 3, além da sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) “Rosa Dos Santos Modelli” – rua Ioneu Carvalho Domingos, 586.
