Passada mais de uma semana desde o início do período para realização das convenções partidárias, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), outros partidos definiram as datas e horários para realização dos atos em Marília.
Os partidos estão na reta final para suas convenções partidárias para indicar os candidatos a Prefeitura de Marília e seus vices. O prazo de encerra na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, para as eleições que acontecem nos dia 15 e 29 de novembro.
Além da realização das convenções partidárias, os partidos também anunciaram a realização de coletivas para formalização de chapas de candidatos e apoio à outros.
A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias.
Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. No entanto, muitos candidatos optaram pela convenção tradicional, mas seguindo as recomendações de saúde por conta do Covid-19.
Situação
O atual prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), marcou sua convenção para a próxima terça-feira (15), às 18h, no Teatro Municipal. A expectativa é que ele anuncie quem será seu vice, já que durante seu mandato ocorreu um racha com o vice-prefeito Tato (PMDB). Seu partido está com aliança com o PL (Partido Liberal).
Oposição
Com o Podemos e o PSB na linha de frente, Abelardo terá ainda o apoio declarado do DEM, PROS, Patriota, PSC, Avante, Republicanos, Progressistas e Solidariedade (antiga legenda de Juliano)
O ex-prefeito e deputado Abelardo Camarinha (Podemos) programou sua convenção para sábado (12), a partir das 10h, no Clube dos Bancários.
A coligação intitulada “Reconstruir Marília” tem aliança com as siglas partidárias PSB, DEM Solidariedade, PROS, Patriota, PSC, Cidadania, Avante, Republicanos e Progressista. A expectativa é que Abelardo Camarinha anuncie o vice para a dispusta.
Sem definição
Outro candidato já conhecido pelos marilienses é o radialista Marcos Juliano, que foi o terceiro mais votado na eleição de 2016. O comunicador e pré-candidato a prefeito deve anunciar sua chapa nos próximos dias.
Uma foto publicada nas redes sociais de Juliano, ao lado do vereador professor Mário Coraíni Júnior (PTB), indica um apoio a possível campanha para o Poder Executivo. Em relação ao vice, o nome deverá ser divulgado nos próximos dias.
PSL
Algumas chapas já fizeram a convenção, como o Partido Social Liberal (PSL) no último dia 7, que chegara na disputa do Poder Executivo com uma chapa “puro-sangue”, do administrador Marcos Kohlmann como candidato a prefeito e a empresária Regiane Mellos como vice.
PDT
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) já realizou sua convenção partidária, que ocorreu no último domingo, dia 6, e indicou os nomes de Adão Brito como candidato a prefeito de Marília e seu candidato a vice, o radialista Hélio Mariano.
Partido Verde
O Partido Verde, o PV, escolheu seu candidato, o empresário Laerte Bedendo, e terá seu vice o capitão da Polícia Militar, Eliton Sanches. – ele ainda está decidindo o partido que disputará a eleição.
A convenção do partido ocorrerá na segunda-feira (14), às 8h, em uma chácara situada na Avenida Alcebíades Spadotto.
PT
O Partido dos Trabalhadores está trabalhando para formalização a candidatura a prefeito do sindicalista e professor Juvenal Aguiar. Ele ainda está escolhendo seu vice candidato. A convenção do PT ainda não tem data agendada.
PSOL
Os candidatos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) já foram escolhidos. Quem vai disputar a cadeira no Poder Executivo é a enfermeira Nayara Mazini e o advogado André Luis Lisque como vice.
A convenção está marcada neste sábado (12) na Câmara Municipal, às 14h.