A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta segunda-feira (2), que a causa da morte de Ivon Mariussi, de 78 anos, foi dengue tipo 2. Ele faleceu no ultimo dia 27 de janeiro.
Conforme o resultado do exame, as duas primeiras análises nesse paciente, realizadas por outras metodologias, deram negativas; “porém o PCR é considerado metodologia ouro para fechar o diagnóstico e mostrou o vírus tipo 2 da dengue”, notificou a Pasta.
De acordo com o histórico apresentado, Ivon Mariussi procurou o Pronto-Atendimento (PA) Sul no dia 22 de janeiro, onde foi realizado o devido protocolo de atendimento. O idoso já apresentava sintomas de dengue.
Diante da evolução desfavorável do quadro, houve sequência do atendimento no Hospital das Clínicas de Marília, com internação no dia 24 de janeiro. Ele não resistiu às complicações e morreu.
Situação da dengue
Em 2020, Marília registra 286 casos confirmados da dengue, considerada uma situação oficial de “surto”, pois a cidade atingiu mais de 1,2 mil casos suspeitos.
A Secretaria da Saúde reforça o alerta à população que a dengue é uma doença grave e que pode levar ao óbito, sendo fundamental que todos – poder público e comunidade em geral – tomem providências para eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti.
A região que mais concentra casos é na zona Oeste, com 87 pessoas – sendo 60 casos somente no bairro Argollo Ferrão.