As vendas do comércio varejista de Marília em dezembro cresceram 1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O setor atingiu faturamento de R$ 1,6 bilhão, o mais alto para o mês na série histórica.

Os dados são da pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), divulgada pela Fecomercio (Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

No acumulado dos 12 meses, o saldo também foi positivo, porém um pouco maior, de 4,8%, o que significa 726 milhões de reais a mais movimentados, no período.

Foram seis das nove atividades que registraram crescimento nas vendas no último mês do ano. O destaque foi para as Farmácias e Perfumarias, com alta anual de 19,9% e 1,4 ponto percentual de contribuição para o desempenho geral. O faturamento de 133 milhões de reais foi recorde para o mês na série.

Na sequência vem o grupo Outras Atividades com alta em dezembro de 5,1% e faturamento de 362 milhões de reais, também recorde para o mês. A influencia no resultado global foi de 1,1 ponto percentual.

As demais altas foram das seguintes atividades: Móveis e decoração (49,3%), Vestuário, tecidos e calçados (4,1%), Concessionárias de veículos (2,3%) e Eletrodomésticos, eletrônicos e LD (2%). A soma das contribuições foi de um ponto percentual.

Este foi o quarto ano consecutivo de crescimento nas vendas do comércio da região de Marília e continua registrando recorde de faturamento, o que é um reflexo da melhora das condições econômicas das famílias, com mais emprego, renda e crédito.

O presidente do Sincomercio Marília, Pedro Pavão, destacou que o setor sempre foi muito forte na cidade e atrai importantes investimentos para a região em diferentes segmentos, mesmo com a retração e incertezas da economia.

“O empresário do comércio é um investidor, gerador de renda, desenvolvimento e empregos que atua sempre como um escudo nas turbulências econômicas. É no comércio que as relações da economia sentem de forma imediata todos os impactos, é no comércio que a criatividade, organização e dedicação têm feito a diferença.”

Compartilhar matéria no