O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA realizou de junho a outubro um total de 85 videochamadas por celular entre pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 e seus familiares ou amigos. A Sala de Situação, grupo multiprofissional criado para planejar o combate à pandemia no hospital, divulgou no dia 26 de outubro um balanço dos cinco meses do serviço, criado em 1º de junho desse ano como alternativa à restrição das visitas presenciais por causa do risco de contágio.

A Televisita é um serviço que visa a melhoria da qualidade dos atendimentos nas Unidades Assistenciais, proporcionando o contato, mesmo que à distancia,  dos familiares e amigos de pacientes internados, respeitando e humanizando o cuidado em saúde, não apenas no campo biológico, mas também no campo psíquico, garantindo a manutenção do vínculo afetivo e social no processo da dinâmica do cuidado.

Nos cinco meses do serviço, foram três televisitas em junho, 25 em julho, 26 em agosto, 18 em setembro e 13 em outubro. Deste total, foram seis tentativas sem sucesso, sete em que houve recusa de familiar e 24 televisitas ocorreram antes do óbito.

O Projeto da Televisita foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação em parceria com a Gerência Multiprofissional do próprio HCFAMEMA e o acompanhamento e mediação das videochamadas entre pacientes e familiares é promovida por uma equipe de profissionais de saúde, denominada “Time de Comunicação” que faz o elo do paciente com seus familiares e amigos. Para execução deste novo serviço o HCFAMEMA contou com importantes parceiros do setor privado, que contribuíram com a doação de Tablets a serem disponibilizados aos pacientes para a Televisita.

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HC realiza em cinco meses 85 televisitas a pacientes com Covid-19