Pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisam de remédios estão tendo problemas para conseguir os medicamentos na farmácia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para retirar medicação de alto custo. As reclamações estão sendo registradas desde quarta-feira (11).
O imbróglio está sendo causado por uma pane no sistema de pesquisa de pacientes cadastrados, impedindo que os funcionários confirmem os dados de quem faz a solicitação e também dos remédios que devem ser entregues.
Em um dos casos, a paciente não conseguiu retirar o medicamento gosserrelina, indicado para tratar câncer de mama, endometriose, entre outras doenças.
Mesmo se o medicamento estiver no estoque, sem o sistema não é possível fazer a entrega para quem comparece ao local, situado na rua 15 de Novembro, 1.151, no bairro Alto Cafezal.
Os servidores da farmácia de alto custo, de responsabilidade do DRS (Departamento Regional de Saúde), estariam orientando os pacientes nas filas para que eles retornem outro dia.
A D Marília encaminhou uma nota para a Secretaria Estadual de Saúde solicitando esclarecimento sobre o transtorno, mas até a publicação desta reportagem nenhuma resposta foi obtida.
Antes da pandemia da covid-19, a farmácia chegava a realizar cerca de 350 atendimentos por dia, das 7h às 15h. A unidade também envia medicamentos para outros 33 municípios da região que fazem a redistribuição dos itens.