Muitos motoristas seguem na dúvida em relação ao funcionamento dos radares na Rodovia do Contorno, no entanto os três radares seguem desativados no trecho urbano que liga as rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e a Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), sentido universidades até o Marília Shopping.
O prazo para que eles entrem em funcionamento é desconhecido.
A extensão é administrada pela concessionária Entrevias, que ainda aguarda homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inimetro) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
“A Entrevias Concessionária de Rodovias informa que três novos radares de fiscalização de velocidade estão sendo instalados na rodovia SP-333, nos quilômetros 326,300 metros, 326,560 metros e 334, 500 metros, em Marília. A implantação dos equipamentos foi aprovada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo e já estava prevista contratualmente. Os equipamentos, porém, não estão autuando, medida que só ocorrerá após aferição e homologação do DER. Não há previsão para isso”, notificou a concessionária.
O limite de velocidade também não foi definido, podendo ser regulamentado em 80 km/h – orientação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em vias de trânsito rápido.
Além dos radares fixos, o contrato de concessão com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) permite o uso de radares móveis, que serão operados por uma empresa especializada ou pela Polícia Militar Rodoviária.
De acordo com a Entrevias, as concessionárias de rodovias não têm poder de polícia, de fiscalizar e tampouco de aplicar multas – que são processadas pela tecnologia dos equipamentos.
Concessão do trecho
A instalação e manutenção operacional de radares e balanças constam no contrato assinado por meio do Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado de São Paulo, submetido à fiscalização da Artesp.
Muito antes da implantação de radares, medida que só ocorre após avaliação da ARTESP, a Concessionária realiza diferentes estudos a fim de mapear os pontos das rodovias com maior incidência de acidentes e a média de velocidade registrada nesses locais.