A cada 10 quilômetros percorridos no Dia da Terra, amanhã, 22, você pode preservar uma árvore na Amazônia
O Km Solidário, healthtech que transforma quilômetros de atividades físicas, como caminhada, corrida, ciclismo e natação, em ajudas financeiras para ONG’s, se uniu a MOSS Earth, maior plataforma ambiental do mundo, para criar uma ação no Dia da Terra (22) em benefício da Floresta Amazônica. A cada 10 quilômetros percorridos por usuários do app, uma árvore será preservada na região de Ituxi, um dos locais mais devastados, segundo o IBGE.
O município de Lábrea, no estado do Amazonas, é justamente um dos pontos de maior desmatamento documentados no Brasil – é justamente nessa região que o Projeto Fazenda Fortaleza Ituxi atua, pela proteção e preservação das florestas. Com 150 mil hectares de área preservada, o projeto impulsiona e capacita a produção local e comunitária, por meio do cultivo sustentável e ecológico do açaí e de castanhas, entre outras produções.
“A MOSS está crescendo cada vez mais e é muito importante que nesse momento tenhamos este movimento em prol da saúde do nosso planeta” conta Luís Adaime ( @ladaime ), CEO da MOSS. “A iniciativa entre o Km Solidário e a MOSS atua diretamente na compensação dos efeitos nocivos do gás carbônico na atmosfera. A preservação das árvores na Floresta Amazônica contribui para o equilíbrio do ecossistema e inibe a degradação de áreas ambientais”, explica Andre Kok, sócio do Km Solidário.
Como participar
O funcionamento do app – disponível para download tanto no iOS quanto Android – é bastante simples: o usuário tem a opção de converter sua atividade física em doação pelo próprio Km Solidário. No Dia da Terra, ao final do exercício, a distância percorrida é automaticamente revertida para preservação de uma árvore do Projeto Fazenda Fortaleza Ituxi. Para mais informações acesse: https://www.kmsolidario.com.br
Sobre o Km Solidário
Lançado em fevereiro de 2021, o Km Solidário tem como missão combater o sedentarismo, desenvolver a cultura de doação e impactar o terceiro setor, conectando praticantes de atividades físicas a projetos e empresas que buscam contribuir para a redução da desigualdade social e econômica no Brasil. Desenvolvido pelos fundadores Andre Kok e Saulo Marchi, o aplicativo, disponível para Android e iOS, transforma quilômetros percorridos nas atividades físicas em doações para ONGs parceiras. As doações financeiras são possíveis com ajuda de parceiros comerciais, como a Positive Brands e a Moss Earth.
Os valores arrecadados são distribuídos entre as 10 instituições participantes: Instituto Horas da Vida, Colégio Mão Amiga, Pernas de Aluguel, SOS do Câncer, GRAACC, Ampara Animal, União Br, Arrastão, AroMeiaZero e Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ. Estrelas do esporte brasileiro, como Oscar Schmidt, Tande, Estevão Lopes, Virna Dias e Cacá Bueno, são os embaixadores do app.
Sobre a MOSS e o MCO2 Token
A MOSS é a maior plataforma de créditos de carbono do mundo. Com atuação global e sede no Brasil, começou a operar no início de 2020, quando lançou o primeiro token lastreado em crédito de carbono, o MCO2, usado para compensação de pegadas de carbono. O MCO2 é auditado por instituições internacionais seguindo um rigoroso protocolo global.
Um crédito de carbono é um ativo imaterial que equivale a evitar a emissão de 1 tonelada de CO2 (dióxido de carbono) em um determinado ano por meio de projetos de conservação de florestas, reflorestamento de áreas devastadas, energia limpa, biomassa, entre outros. O MCO2 Token já está listado em plataformas como Mercado Bitcoin e FlowBTC. Em um ano de existência, a MOSS e seus clientes já enviaram à Amazônia mais de 13 milhões de dólares, que serviram para preservar, aproximadamente, 780 milhões de árvores.