A edição comemorativa dos dez anos do Festival Internacional “Boneco Gira Boneco”, que será realizada em formato online – de 6 a 15 de maio – terá transmissões diárias gratuitas, em horários diversos, reunindo companhias de cinco estados brasileiros e de mais três países da América Latina, com espetáculos para adultos e crianças, além de oficinas, debates e lançamento de livro
Especialmente convidada para abrir o Festival, o escritor, cineasta, diretor e ator de teatro Sergio Mercurio, apresenta o espetáculo “Viejos de mi…”, na quinta-feira, dia 6/5, às 20h, pelo canal do Youtube (https://youtu.be/9qjMvCfCJTo ). Um dos grandes nomes do teatro de animação na Argentina e já conhecido do público brasileiro, Mercurio se considera autodidata sendo um artista multidisciplinar que, desde 1992, cria bonecos e realiza espetáculos dedicados a jovens e adultos.
Espetáculo
Com uma hora de duração e legendas em português, “Viejos de mi…” aborda a amizade entre dois amigos, Juanito e Juárez, que mantêm uma relação que passa pelo confronto, a ternura, a empatia e, finalmente, o amor. Enquanto o primeiro começa a perder a memória, o segundo faz de tudo para não perder o colega. A partir dessa situação, Juárez tem a ideia de desenhar suas memórias e esperanças. Mercurio desenvolveu uma técnica de desenho com erva-mate, feito ao vivo em uma mesa e projetado ao público por meio de uma tela.

Programação
A programação dos dez dias do Festival inclui transmissão das cenas curtas, seguida de live e bate-papo com as companhias, realização de três oficinas e lançamento do livro “A História de Willians”, de Guilherme Peixoto. Entre os espetáculos, releituras de clássicos da literautra como o ‘Pequeno Príncipe’ e a ‘Cigarra e a Formiga’, são diversão garantida para crianças e adultos. A literatura de cordel vem com ‘O Mistério da Flor’, da Cia Dramas e Folias, de Bauru, que funde atores e bonecos.
Em ‘Conversa de Casulo’, o público vai poder conferir experimentos curiosos e inventos de Luciano Wieser, da Cia De Pernas Pro Ar, onde se manifesta o teatro máquina: construção de engenhocas; instrumentos musicais inusitados, bonecos/máquinas autômatos robotizadas e maquinarias de cena improváveis.
Quatro cenas e uma oficina para cinco municípios, esta foi a forma escolhida pelos organizadores para as apresentações realizadas em parceria com as secretarias municipais de Cultura de Marília (7/5), Ribeirão Preto (11/5), Garça (12/5) , Bertioga (13/5) e Matão (14/5).
A participação em todos os eventos é aberta ao público, porém, para os dias em que a transmissão for direcionada para as cidades parceiras, será necessário garantir o ingresso virtual. O link de cada espetáculo assim como a programação completa estão disponíveis na página do festival http://www.marizabasso.com.br/boneco-gira-boneco/ e também nos canais de mídias sociais https://www.facebook.com/festivalgiraboneco .
As cenas curtas serão reapresentadas na TV PREVE CANAL 32.1, NET CANAL 517 E LPNET CANAL 21 nos dias 15 e 16 de maio.
De acordo com a organizadora do festival, a artista e produtora cultural Mariza Basso, “a linguagem e técnica das apresentações podem variar de acordo com cada localidade, mas a ideia é fazer uma transmissão, com bate-papo ao final, para interagir com o público, tirar dúvidas ouvir comentários etc”, diz.

O Festival
O evento de caráter nacional e internacional – que completa dez anos de existência – tem o intuito de estimular e difundir a produção bonequeira, promover o intercâmbio entre os artistas, grupos locais, de outros estados e países, apresentando em sua programação cenas curtas de teatro de bonecos/animação, debates e oficinas.
O Boneco Gira Boneco é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Cia Mariza Basso Formas Animadas. Mais informações podem ser obtidas no site oficial http://www.marizabasso.com.br/boneco-gira-boneco/

Compartilhar matéria no
Cia Sergio Mercurio abre hoje a 10ª edição do Festival