Rio de Janeiro, 05 de maio de 2021 – Solidariedade e direitos humanos na luta contra a fome. Este será o tema da live que será promovida pelo Instituto Fome Zero no próximo dia 6 de maio, às 18h, no YouTube . Um dos convidados a participar do bate papo é o presidente do conselho da Ação da Cidadania, Daniel de Souza, que vai contar sobre o trabalho realizado pela ONG em 28 anos de trajetória e o legado de solidariedade deixado pelo fundador e seu pai, Herbert de Souza, o Betinho.
O Instituto reúne diversos especialistas em segurança alimentar com a proposta de apoiar as políticas de combate à fome e de todas as formas de má nutrição. Mediado por José Graziano da Silva, diretor geral do Instituto Fome Zero, a conversa também vai contar com a presença do assessor Frei Betto, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura na América Latina.
“Diante do atual cenário que se agravou com a crise sanitária e econômica causada pela pandemia da COVID-19, aqueles que passavam fome viram a situação piorar, principalmente entre as populações mais vulneráveis. Nossas campanhas têm como objetivo tentar trazer um pouco mais de dignidade para os necessitados e já fazemos esse trabalho há quase 30 anos. Participar deste debate se faz necessário para cobrarmos políticas públicas que façam o Brasil sair de forma definitiva do mapa da fome”, afirma Souza.
Com ações ininterruptas desde o ano passado, o trabalho de solidariedade realizado este ano pela Ação da Cidadania começou em fevereiro, por meio da campanha Brasil Sem Fome. A ONG já ajudou quase 1,5 milhão de famílias no Acre, no Amazonas, no Pará, em Alagoas, na Bahia, no Maranhão, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O socorro foi feito com a entrega de mais de 350 mil cestas básicas, o equivalente a 3,5 milhões de quilos de alimentos.
Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada, em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica no Brasil e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 com força total para ajudar milhões de brasileiros que vivem em crítica situação de insegurança alimentar, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.  

Compartilhar matéria no
Ação da Cidadania é uma das convidadas da live do Instituto Fome Zero