O mês de Maio iniciou com uma grande novidade para os beneficiários da Unimed Marília. Foi inaugurado o novo Centro de Reabilitação Infantil Especializado (CRIE) no último dia 7. Um espaço adaptado e estruturado para receber o público infanto-juvenil que necessita de um atendimento especializado em reabilitação neurofuncional.
O CRIE conta com equipamentos modernos e uma equipe capacitada e qualificada para o atendimento a este público de 0 a 14 anos. Toda abordagem é centrada no bem-estar e cuidado com a família e as atividades visam a autonomia, incentivando a participação da criança por meio da ludicidade.
Os métodos e abordagens utilizados no CRIE nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional são desenvolvidos por uma equipe especializada, supervisionada pela Dra. Denise Dalto, coordenadora assistencial técnica.
Conheça mais sobre estes métodos e abordagens, com eficácia cientificamente comprovada, e os profissionais envolvidos neste atendimento que preza pela confiança, respeito, identidade e esperança.
Intervenção/ Estimulação Precoce
Estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças e pode ser definido como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência. A maior parte dos programas de estimulação precoce objetiva o atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade, envolvendo tipicamente terapias tradicionais como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Fisioterapia neuropediatria
A Fisioterapia Neurológica Pediátrica tem como objetivo estimular ao máximo o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças acometidas por disfunções neurológicas. Toda a estimulação motora e cognitiva é realizada dentro de um ambiente terapêutico lúdico no qual os fisioterapeutas buscam associar a brincadeira com a proposta terapêutica.
Terapia Ocupacional e Pediatria
Em pediatria o Terapeuta Ocupacional é o profissional que está capacitado para trabalhar habilidades motoras manuais e de processamento sensorial, com foco no desempenho e participação da criança nas Ocupações de Lazer, Atividades de Vida Diária, Brincar e Estudo. A partir da análise de atividade o terapeuta irá identificar necessidades de adaptações do objetos, ambiente, e habilidades a serem desenvolvidas, facilitar o processo de aprendizagem das atividades de autocuidado, vestuário, alimentação, coordenação motora fina, escrita, entre outras relacionadas ao desempenho ocupacional.
Terapia Ocupacional em Neuropediatria
As atividades propostas são sempre estabelecidas a partir dos interesses da criança sendo essas lúdicas e adequadas para sua idade cronológica. Os objetivos e a elaboração do plano terapêutico são a partir das habilidades avaliadas e das necessidades trazidas pela família, proporcionando autonomia, independência, inclusão social e qualidade de vida.
Método Pediasuit/ Therasuit
É uma vestimenta ortopédica ligada por tracionadores elásticos emborrachados. O conceito básico do Pediasuit é a criação de uma unidade de suporte para o corpo, estabelecendo alinhamento biomecânico e descarga de peso, que são fundamentais na adequação do tônus muscular, função sensorial e vestibular. Entre seus inúmeros benefícios está a melhora da força e resistência muscular, variar posturas e aumentar o controle sobre esta postura, simetria corporal (espasticidade e hipotonia).
O PediaSuit é indicado no tratamento de atraso no desenvolvimento motor, distúrbios de equilíbrio, alterações em coordenação motora, diminuição de massa óssea, diminuição de força muscular, distúrbios de integração sensorial, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, ataxia, atetose, hipotonia, hipertonia, desordens neurológicas, autismo, síndrome de down, entre outros.
Conceito Neuroevolutivo BOBATH
O Bobath é uma abordagem para a reabilitação de bebês, crianças e adultos que prioriza a facilitação dos movimentos normais para o tratamento dos distúrbios de movimento, função e controle postural. Aplicado precocemente em bebês pode melhorar significativamente o desenvolvimento motor da criança. O objetivo do método é melhorar a capacidade funcional da criança, tornando-os eficientes através da prática e do aprendizado.
Integração Sensorial de Ayres
O método terapêutico é baseado no sistema Ayres Sensory Integration (ASI), que visa identificar e tratar a disfunção sensorial do paciente. No caso das crianças com autismo, há algumas que são sensíveis aos estímulos táteis (toque) e se incomodam até com a própria roupa. Existem também crianças com hipersensibilidade auditiva que ficam ansiosas e incomodadas mesmo com mínimos barulhos do ambiente. Para melhorar a qualidade de vida, é fundamental contar com uma intervenção terapêutica.