Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, promoveram na última reunião ordinária semanal, através da plataforma eletrônica Google Metting, a entrega da “Menção Marina Ravazzi – 2021”, para a atividades social, Artina Maria, que faz um trabalho admirável na recuperação de mulheres vítimas de violência doméstica. “Só foi possível realizar a entrega neste momento em razão da pandemia”, justificou a presidente do clube rotário mariliense, a funcionária pública, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, que havia programada a cerimônia em Março, porém, em razão do contágio da Covid-19, somente agora foi possível. “Foi um encontro de pura emoção e gratidão”, acrescentou a dirigente que contou com a participação dos associados, convidados, autoridades local e rotária.
Dona Artina Maria foi lembrada pelos rotarianos para receber esta homenagem por ser uma mulher de liderança e que defende de forma entusiasta as causas relacionadas ao bem estar da mulher na comunidade, conforme o critério para a indicação da Menção Marina Ravazzi. “Dona Artina Maria nasceu em Marília em 1970 e é considerada símbolo da Lei Maria da Penha na cidade”, disse Leila Soares Silvado, que esteve conversando com a homenageada e quem fez a apresentação da escolhida nesta gestão.
“Ela fez o enfrentamento e rompeu os ciclos de violência física e psicológica que sofria, desde então, se tornando referência para outras mulheres que estão na luta enfrentando as violências diárias”, completou a rotariana que se encantou com a história de vida da homenageada, pelo esforço, dedicação e desprendimento pessoal, em favor a atender outras mulheres em situação delicada.
A Menção Marina Ravazzi do Rotary Club de Marília-Pioneiro surgiu como forma de destacar o trabalho da ex-associada do clube, que faleceu em 2012 e era uma liderança local que defendia as políticas públicas em favor da mulher. “Uma forma de lembrar sempre do legado que a Marina Ravazzi nos deixou, em valorizar aqueles que lutam pelos direitos da mulher”, reforçou a socióloga, Sandra Paulo Daura, ao acrescentar a entrega da menção,
dentro das homenagens ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 08 de março.
“Dona Artina Maria se orgulha em poder ajudar outras mulheres por meio da sua história de resistência, além da partilha de vida e acolhimento que ela faz”, explicou a rotariana que também esteve com a homenageada. “Ela recebe doações de roupas, brinquedos e móveis para destinar à mulheres e crianças que necessitam”, falou ao destacar o trabalho solidário que a homenageada faz na comunidade.
Já receberam a Menção Marina Ravazzi pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro: Sandra Mendonça Oliveira Domingues (2013), Tânia Suely A. Marcelino Brabo (2014), Rossana Rodrigues Rossini Camacho (2015), Cássia Marina Giandon da Silva (2016), Ana Paula Cordeiro (2017), Bruna Carvalho P. da Costa (2018) e Cenira Serdeira Castro Lima (2019).
“Infelizmente na gestão passada não foi possível realizar a entrega da menção em virtude da quarentena contra a Covid-19, estar apenas começando”, explicou a presidente do clube rotário mariliense. “Tenho certeza que a presença de Dona Artina Maria faz jus a este trabalho em favor da mulher”, destacou a Rosalina Queiroz, mãe de Marina Ravazzi, que participa da cerimônia de entrega desde a primeira edição.

Compartilhar matéria no
Menção Marina Ravazzi é entregue para Artina Maria