Com o passar dos anos, a produção do colágeno pelo organismo diminui. E como se trata de uma fibra que dá sustentação à pele, há maior tendência a flacidez e rugas. Também com a idade há alterações hormonais, o que também interfere na qualidade da pele, dos cabelos e até mesmo dos músculos. Mas é possível manter a pele bonita e prevenir os sinais do tempo tomando alguns cuidados. Confira as recomendações dos dermatologistas Otávio Macedo e Bruno Lages:

  1. É bom manter os exames sempre em dia. Mesmo com a pandemia, é importante não deixar de consultar seu médico e checar se os níveis de minerais e vitaminas estão equilibrados. “Os laboratórios hoje estão com protocolos de segurança bem estipulados e é fundamental para a saúde estar com os exames em dia”, diz o dermatologista Otávio Macedo.
  2. Exames em dia, é hora de saber se é preciso repor alguma vitamina, como D, E ou do complexo B. “Esses nutrientes, assim como alguns minerais, são importantes para manter a beleza da pele e a saúde dos ossos e músculos. Portanto, se houver alguma deficiência, cabe ao médico indicar a melhor maneira de fazer essa reposição”, afirma o dermatologista Bruno Lages. Em relação à reposição de colágeno, ainda há controversas, mas muitos dermatologistas prescrevem para otimizar os resultados dos procedimentos indicados para prevenção e tratamento de flacidez.
  3. Por falar em tratamentos, é importante listar aqui os mais inovadores e que trazem bons resultados. Claro que também depende de cada caso, mas hoje há alguns que ajudam muito a apagar e prevenir os sinais do tempo. Um deles é o laser, que ameniza rugas finas e manchas. Outro é o ultrassom microfocado que trabalha todas as camadas da pele, desde músculos até a derme, amenizando a flacidez. E, para complementar, produtos injetáveis, como o bioestimulador de colágeno e a toxina botulínica. “Podemos dizer que hoje a dermatologia conta com uma gama de tratamentos que trazem resultados excelentes e de forma natural”, diz o Dr. Bruno.
  4. Quando o assunto é tratamentos em casa, os médicos recomendam cremes que incluem vitamina C na fórmula. Por ser antioxidante, melhora a qualidade da pele e previne o envelhecimento. Alguns ácidos pouco agressivos, como o retinóico, adapaleno e glicólico também são recomendados. Para o corpo, prefira cremes mais hidratantes e, uma vez por semana, espalhe um óleo por toda a pele antes de terminar o banho.
  5. Por fim, não se pode esquecer dos cuidados básicos: menos banhos quentes e longos, mais frutas e legumes e menos carnes vermelhas, gorduras e açúcares, mais exercícios físicos.

Saiba Mais

Otávio Macedo
Graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté, Residência em Dermatologia no Centro Hospitalar da Universidade Vaudois (CHUV), Lausanne, Suíça, Residência em Dermatologia na Universidade de Buenos Aires, Argentina, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia a Laser, Membro da Academia Americana e Europeia de Dermatologia.

Bruno Lages
Graduado em medicina pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Residência médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSP), Especialização em Dermatologia no Instituto de dermatologia prof. Rubem David Azulay (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro), Especialização em cirurgia dermatológica pelo Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro titular da Sociedade Brasileira de cirurgia dermatológica (SBCD)

Compartilhar matéria no
Cinco maneiras inteligentes de manter a pele bonita e prevenir os sinais do tempo