A Secretaria Municipal da Cultura e o Grupo Flor da Rua apresentarão na próxima semana o “Especial Semana do Folclore”, com as apresentações online transmitidas pelo canal da Secretaria no YouTube. As apresentações são contrapartidas realizadas com recursos da Lei Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.014/2020, por meio de Edital realizado pela Secretaria da Cultura.
As apresentações acontecerão nos dias 17, 19 e 22 de agosto, dos espetáculos: Oficina de Danças Regionais para Educadores, Espetáculo O Boi e Contação de Lendas Indígenas.
O grupo Flor da Rua nasceu da vontade de mulheres na cidade de Marília de estarem em tantos e quantos lugares, onde fosse possível encontrar um público espontâneo e diferente, sem ter a necessidade de um teatro.
GRUPO FLOR DA RUA
Os integrantes do grupo Daia Périco, Daniela Martins, Jorge Gomes e Jaqueline Francisco herdaram do Teatro Vento Forte a experiência de estar próximos às periferias. Ilo Krugli, fundador do teatro Vento Forte trouxe da Argentina a tradição de teatro de bonecos, influenciada por Garcia Lorca, unindo-a ao folclore brasileiro.
Desta junção e com o envolvimento em arte-educação nasce o Teatro Vento Forte que a partir de sonhos, fantasia, música, cores e imagens poéticas, levavam além dos espetáculos, oficinas as comunidades periféricas da cidade de São Paulo, entre outros estados do Brasil e do mundo.
A diretora do grupo, Fátima Campidelli, foi aluna e discípula de Ilo Krugli, o que possibilitou que em Marília, que fica a 450 km de São Paulo, o Grupo Flor da Rua continuasse a experimentar a arte de estar junto das comunidades, através de oficinas ou de espetáculos com participação do público.
O Grupo Flor da Rua iniciou suas aventuras com teatro de rua em 2010 realizando apresentações gratuitas em hospitais, praças, escolas, casas, festas, favelas, feiras livres, saraus comunitários, universidades, asilos e afins, levando uma arte simples e delicada como é o nome do próprio grupo, Flores que aproveitam a rachadura imperfeita do forte asfalto para colorir e perfumar o que antes era seco e estéril, ou como homens que deixam suas famílias e casas para jogar uma pelada.
Os espetáculos primam pela poesia e a facilidade de entendimento, com visual colorido, músicas regionais, danças folclóricas do Brasil, na tentativa de criar um cenário mágico na qual a arte reflete a própria vida e envolvendo o público de uma forma na qual as pessoas que assistem, celebrem o ritual.
SERVIÇO
Especial Semana do Folclores com Grupo Flor da Rua
Transmissão pelo YouTube da Secretaria da Cultura de Marília
(https://www.youtube.com/channel/CaK0npccAQS3RCSslt5yQ/videos)
OFICINA DE DANÇAS REGIONAIS PARA EDUCADORES
Dia 17/08 – 19h
A ciranda, uma manifestação popular pernambucana, e o caroço, que nasceu no Maranhão. Ambas são danças de roda, que, permitem que os participantes se expressem corporalmente e de maneira criativa, além de se conectar com a beleza da cultura nordestina.
O BOI
Dia 19/08 – 19h
Lenda folclórica do nordeste do Brasil incorpora elementos como as músicas inspiradas nas belezas naturais desta região do país e as danças de roda, Boi bumbá, alegria nos movimentos. O Auto do Bumba meu Boi, tradicional manifestação artística do folclore brasileiro, é apresentado pelo grupo Flor da Rua, trazendo as cores, os sons e o espírito da cultura regional num espetáculo divertido, belo e emocionante.
CONTAÇÃO DE LENDAS INDÍGENAS
Dia 22/08 – 16h
Conheçam a história da Iara e a Lenda do Guaraná, através de uma narrativa musical pelo Grupo Flor da Rua. Adentrem o universo belo e misterioso do povo indígena brasileiro.