O Diretor do Grupo de Hematologia e Transplante de Niterói (GHTN) Dr. Roberto Magalhães destaca a importância de continuar com exames preventivos a fim de evitar o desenvolvimento da doença.
Um dos dez tipos de câncer mais comuns, a leucemia atinge cerca de 257 mil casos novos anualmente. A doença tem por característica o acúmulo de células malignas na medula óssea, substituindo as saudáveis, sendo o tipo de câncer mais comum em crianças.
Segundo Roberto Magalhães, médico e diretor do Grupo de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (GHTN), a conscientização da leucemia parte da orientação das pessoas quanto a realização de exames regulares avisando orientação de sintomas que podem ser compatíveis com a leucemia, bem como a execução de exames de sangue.
Para o médico pessoas com doenças graves, hematológicas, precisam ir nassuas consultas, mesmo que sejam feitas online e inclusive ele lembra que quando há indicação de transplantes, este paciente precisa sim ser transplantado.
Roberto alerta para a importância de desmitificar a leucemia como uma doença que leva à morte, lembrando inclusive que existem leucemias que não precisam nem de tratamento. O importante é realizar o tratamento rápido das leucemias agudas, que são graves e precisam que o paciente se hospitalize imediatamente para o tratamento adequado.
Dr. Roberto Magalhães é responsável técnico pelo programa de transplantede medula óssea do Hospital Icaraí e diretor do Grupo de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (GHTN).