Alexandre Raith, da Agência Einstein

A exposição passiva ao tabagismo durante a infância foi ligada a um maior o risco de artrite reumatoide na idade adulta, segundo um estudo feito do Hospital Brigham and Women’s, nos Estados Unidos, ligado à Universidade Harvard. Os resultados foram publicados no periódico da Faculdade Americana de Reumatologia.
Para vincular o fumo passivo à doença inflamatória que afeta as articulações, os pesquisadores utilizaram dados longitudinais de 90 923 mulheres, de 35 a 52 anos. Ou seja, eles observaram a mesma amostra repetidamente ao longo de anos. Para isso, analisaram as informações dos registros médicos das participantes entre 1989 e 2017.
A exposição foi dividida em três categorias: tabagismo materno durante a gravidez, tabagismo dos pais durante a infância e período vivido com fumantes desde os 18 anos.
As participantes que tiveram exposição passiva na infância ao tabagismo dos pais apresentaram um risco 75% maior de artrite reumatoide. O índice foi ainda mais elevado naquelas que se tornaram fumantes ativas com o passar do tempo.
Os resultados indicam, segundo os autores, “potencial influência direta” da exposição ao tabagismo dos pais à incidência de artrite reumatoide no início da vida adulta. Já as mulheres que fumaram durante a gravidez ou conviveram com fumantes após os 18 anos não mostraram uma associação significativa com essa doença autoimune.
“Estudos futuros devem investigar se a exposição infantil a inalantes em geral pode predispor as pessoas a outras doenças autoimunes mais tarde na vida”, afirmou Kazuki Yoshida, um dos pesquisadores da Divisão de Reumatologia do Hospital Brigham and Women’s, em comunicado.
Devido à ausência de homens entre os participantes, a equipe de pesquisadores pretende realizar outros estudos longitudinais que contemplem ambos os sexos.

O que é a artrite reumatoide
Ela é marcada por um ataque do próprio sistema imunológico a diferentes articulações, o que gera dores, deformidades e limitação do movimento. Daí porque é considerada uma doença autoimune.
A artrite reumatoide também pode afetar os rins, o pulmão e o coração. As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas envolvem fatores genéticos e ambientais.
Essa condição afeta duas vezes mais mulheres, e tem início geralmente entre 30 e 40 anos. Dor, edema, calor e vermelhidão nas articulações são os sintomas mais comuns.

Compartilhar matéria no
Pesquisa relaciona exposição passiva ao fumo na infância à artrite reumatoide
O tabagismo dos pais pode aumentar o risco dessa doença autoimune que afeta as articulações nos filhos, segundo um estudo americano