Cada dor é única, assim como a forma como ela é vivida por cada pessoa. Algumas poderiam ser evitadas, porém, uma vez que ela existe é inevitável que passemos por um processo com o qual nem sempre conseguimos lidar. Foi pensando nisso e tendo como ponto de partida um luto mal vivido, que a facilitadora de conversas Camila Rigo criou o Luz na Escuridão (luznaescuridao.com.br), um site aplicativo que pretende acolher aqueles que sofrem, oferecendo recursos para auxiliar na transformação do sofrimento em força, dignidade, identidade e legado.
Camila é uma das sócias fundadoras da Mundo Afora, empresa que há 21 anos presta serviços baseados em tecnologias sociais. Em 2016, a empreendedora passou por uma dor profunda seguida de um luto mal vivido que a levaram para uma crise aguda de fibromialgia. Em vez de optar por tratar deste problema com remédios, ela decidiu dar atenção à teoria de que a fibromialgia pode ser o resultado de uma depressão não vivida.
“Fiz uma jornada intencional para vivenciar minhas dores, apesar de todos os incentivos em contrário presentes na nossa cultura e da minha própria resistência e medo de não ser capaz de sair desse estado.” conta Camila. “Hoje, livre da fibromialgia e da escravidão dos remédios, tenho certeza de que valeu a pena.”
A experiência de Camila foi a base para a construção do aplicativo Luz na Escuridão, que oferece inicialmente uma jornada gratuita de conexão para pessoa em sofrimento, com o objetivo de reconhecer qual é a sua necessidade: conforto, elaborar a questão que provoca dor, ritualizar ou agir.
A partir deste reconhecimento, a pessoa em dor terá acesso a um recurso para o autocuidado à sua escolha, de forma gratuita, dentro dos muitos que compõem o acervo Luz na Escuridão. Para ter acesso a todos os recursos do acervo, é necessário fazer uma assinatura.
Além dos recursos de autocuidado, a pessoa em sofrimento também pode recorrer a cuidados acompanhados, oferecidos por uma ampla rede de parceiros com as mais diversas abordagens e técnicas (muito além das conhecidas psicoterapia e psiquiatria).
Neste primeiro momento estão disponíveis para venda o acesso aos Recursos de Autocuidado e os Cartões Presente, como uma primeira oferta de acolhimento às dores, após anos de tantas perdas. Em sua versão completa, contará com uma Rota de Sensibilização para conexão com os sentimentos, aliada à curadoria de Cuidados Acompanhados e de Recursos para o Autocuidado.
“Disponibilizando metodologias para o contato saudável com a dor, queremos promover uma visão ampliada sobre saúde e aumentar o repertório individual e coletivo para lidar com as dores, fortalecendo a cultura do cuidado”, finaliza Camila.

Batizado de Luz na Escuridão, o aplicativo nasce com o objetivo de transformar o sofrimento em força para seguir em frente